Cotidiano

Projeto “Cordas Clássicas” abre programação cultural do final de semana

publicado em 17 de abril de 2021 - Por BJD
Músico e professor Tobias Mota, durante a preparação do projeto “Cordas Clássicas” (Tobias Mota)

Continua neste sábado, 17, a programação cultural dos projetos artísticos aprovados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Abrindo as exibições do final de semana, o músico Tobias Silva Mota exibirá pela primeira vez, às 20h00, o projeto “Cordas Clássicas”, no qual mostrará o processo de produção de três músicas e três vídeos de obras clássicas, executadas em guitarra elétrica.

Tobias, que é produtor musical e educador, disse ao BJ que o projeto surgiu de um estudo, a busca por um lugar entre o clássico e o popular, o erudito e o contemporâneo. “As músicas escolhidas para o projeto foram Suíte nº1 em Sol Maior – Prelúdio de Johann Sebastian Bach; Gymnopédie No.1 de Erik Satie; e Nocturne op.9 No.2 de Chopin”, conta.

A classificação é livre para toda família. O projeto pode ser assistido pelo canal “Tobias Mota”, no Youtube em: http://bit.ly/2XkU4FY. Mais informações no instaram do artista @tobiasmota.

No domingo, 18, durante todo o dia o projeto “LeiturAR” disponibilizará, na Praça José Bonifácio, cerca de 200 títulos de livros para doação à comunidade.

O Projeto “Corpo de Não Baile” disponibilizará ensaio fotográfico com bailarinos e faz uma provocação à percepção do público sobre a quebra de estereótipos dentro da dança. A exposição virtual está disponível no site da fotógrafa Mariana Magalhães, https://marimagfotodesign.wixsite.com/meusite/expo-corpo-de-n%C3%A3o-baile.
Outro projeto que incentiva o hábito da leitura é o “Trilhas Literárias”, idealizado por Sylvio Almeida Andrade. Na terça-feira, 20, às 19h00, Sylvio propõe rodas de conversa sobre obras literárias e leitura de contos em grupo. Ao final, um bate papo coletivo após cada leitura. Inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/Leitura_ClariceLispector

Na quarta-feira, 21, às 19h30, o projeto “LiterAto” exibe a penúltima apresentação de curtas-metragens. Interpretado por Jeison Domingues e escrito por Shel Almeida e Marina Abib, o projeto reúne linguagens a fim de aproximar o público não habituado ao gênero literário da poesia por meio do recurso audiovisual, tendo as artes cênicas como o elo nesse processo.

Assista em: https://www.youtube.com/edithcultura

Conversas no Facebook