Cotidiano

Associação Mata Ciliar devolve saruês à natureza

publicado em 9 de abril de 2021 - Por BJD
Oito saurês receberam cuidados e preparação para vida na natureza (Secom)

Na terça-feira, 6, oito saruês, conhecidos também como gambás-brasileiros, foram devolvidos à natureza pela Associação Mata Ciliar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os animais resgatados no final de 2020 após ficarem órfãos e foram encaminhados para a associação para cuidados.

No decorrer dos últimos meses eles receberam todo tratamento necessário, inclusive sendo preparados para a vida na natureza.

Na última semana também foram soltos duas aves Siriemas e um Gavião Carrapateiro. Uma das siriemas foi vítima um atropelamento, passou por cirurgia e período de recuperação. Durante esse processo, a ave formou casal com outra siriema em tratamento e ambas foram libertas juntas em uma área propícia.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que manter ou possuir animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização, configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Constantemente, a Secretaria e a Associação Mata Ciliar promovem ações para proteção animal, bem como acompanham e realizam resgates de animais em todo município. Para denunciar quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.

Conversas no Facebook