Coronavírus

Casos confirmados de COVID-19 até 20 de maio em Bragança já superam total registrado em abril

publicado em 20 de maio de 2022 - Por BJD

Fiocruz alerta para estagnação na cobertura vacinal e falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva

De acordo com o boletim diário de casos de Covid-19 divulgado pela Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, o número de casos confirmados até o dia 20 de maio supera em 68% o de todo mês de abril. No mês passado, o total de confirmações foi de 358. Os números do dia 20 de maio revelam um total de 602 pessoas com testagem positiva para Covid-19. O cenário confirma a preocupação da Fundação Oswaldo Cruz na nova edição do Boletim do Observatório Covid-19, divulgado no último dia 19. A entidade alerta para a estagnação do crescimento da cobertura vacinal contra a covid-19 na população adulta, além da desaceleração da curva de cobertura de terceira dose.

A Fiocruz chama a atenção para o fato que, diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal, a discussão sobre a vacinação torna-se ainda mais importante. Em Bragança, a cobertura vacinal completa em relação à população estimada era de 88% no início de abril e está em 89,88% em maio.

De acordo com os dados da Fiocruz, na população acima de 25 anos, a cobertura no território nacional para o esquema vacinal completo é de 80%. No entanto, a terceira dose nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória.

Em relação à terceira dose, nas faixas etárias acima de 65 anos, a cobertura está acima de 80%.

Nas crianças entre 5 e 11 anos, 60% tomaram a primeira dose e 32% estão com esquema vacinal completo.

“O cenário atual ainda é motivo de preocupação. A ocorrência de internações tem sido consistentemente maior entre idosos. Além disso, o surgimento de novas variantes, que podem escapar da imunidade produzida pelas vacinas existentes, constitui uma preocupação permanente”, explicam os pesquisadores da Fiocruz.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange