Coronavírus

Atualização do Plano SP deve ocorrer nesta sexta-feira

publicado em 22 de julho de 2020 - Por BJD
‘Calçadão’ da Rua Nicolino Nacaratti, no Centro, ficou completamente vazio na tarde do último sábado, 18

A assessoria do Governo do Estado de São Paulo informou ao Bragança-Jornal que a nova atualização do Plano São Paulo deve ocorrer somente na sexta-feira, 24 de julho. A expectativa é para que a Região de Campinas (DRS-7) saia da fase 1 (vermelha) e entre, ao menos, na fase 2 (laranja).

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

Cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. Desde o dia 3 de julho a Região de Campinas está na fase 1 e na semana passada a Justiça determinou que Bragança Paulista siga o Plano SP.

DESMEMBRAMENTO DA REGIÃO

A região de Bragança Paulista e Circuito das Águas aguardam uma resposta do Governo do Estado sobre o desmembramento da Região de Campinas. A Secretaria de Desenvolvimento Regional informou ao Bragança-Jornal que o secretário Marco Vinholi recebeu o pedido dos municípios e o encaminhou para avaliação do Centro de Contingência do Coronavírus, mas não estipulou prazo para uma resposta.

“O Plano São Paulo já estabelece uma regra comum para as 645 cidades paulistas sobre a evolução da pandemia e ocupação hospitalar. A divisão de áreas por Departamentos Regionais de Saúde (DRS) otimiza o controle dos índices de saúde e monitoramento de contágio em todo o estado”, afirmou a Secretaria.

Conversas no Facebook