Colunistas

O resgate de nossa humanidade

publicado em 13 de abril de 2020 - Por Ambiente em Pauta

Ao enfrentarmos momentos delicados, em que nos sentimos impotentes frente à grandeza do problema, refletir sobre causas, consequências e soluções se faz pertinente.

Neste momento, a reflexão sobre solidariedade, respeito ao próximo, empatia e bom senso tornam-se apropriados.

Curiosamente, sem a intenção de pontuar ou destacar uma religião, mas sim de apresentar uma cultura, a Campanha da Fraternidade deste ano de 2020 nos apresenta o tema ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ com o lema ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’. Tal tema nos remete ao compromisso do “viver fraterno”, ao amor, respeito e caridade uns com os outros em direção a nossa casa comum: o planeta. A VIDA é o foco! Percebe o quão pertinente é este tema?!

Nós dependemos uns dos outros! Neste momento a minha saúde depende da sua empatia, da sua solidariedade, do seu respeito, e isso é mutuo. Ter consciência das consequências sociais de nossos atos e decisões é necessário.

O cuidado para com nossa casa comum, o planeta terra, está intrinsecamente inerente às consequências: a maneira como exploramos nossa natureza, nosso perfil consumista, a forma como exploramos e utilizamos os recursos, bens e serviços naturais, não nos atentando, ou não querendo perceber, a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres.

As atitudes para com o próximo e para com nossa casa comum refletem diretamente no convívio socioambiental. Sim, somos corresponsáveis pelo nosso passado, nosso presente e pelo futuro próximo que almejamos.

Nosso desejo é que sejamos resilientes. Que ao enfrentarmos tal adversidade sejamos capazes de aprender, crescer e amadurecer. Que não voltemos a ser como éramos, já que a forma como estamos cuidando de nós e da nossa casa comum comprovou-se não ser eficiente, tampouco solidária. Que possamos ser verdadeiramente humanos, nos importando com o próximo, praticando a empatia e solidariedade não apenas nos momentos conturbadores, mas diariamente.

Somos capazes!

Gostaria de sugerir novos temas, opinar sobre os assuntos aqui apresentados? Entre em contato: raquelsilp@hotmail.com

Raquel da Silva Pinto, Engenheira Ambiental e Sanitarista, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais.