Colunistas

O que entendemos por “Plano de Manejo”?

publicado em 15 de dezembro de 2020 - Por Ambiente em Pauta

Hoje me dia tudo que fazemos temos que planejar, isto significa levantar dados, pensar em propostas e projetos para o sucesso das ações. Pensar em metas de trabalho, nas prioridades, nos prazos etc.

Plano de Manejo é um documento que consistente na elaboração a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social.

Plano de Manejo Florestal Sustentável – administração da Floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando a sustentação do ecossistema objeto do manejo. Documento técnico, com fundamento nos objetivos  gerais de uma Unidade de Conservação, onde se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos, definido na Lei n.9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

E onde acontece o “ Plano de manejo ambiental” ?

Nas Unidades de Conservação (UC) que localizam- se em terras do poder público ou de particulares. São instituídas através de decretos, podendo estar em áreas urbanas ou rurais.

O que são e para que servem as Unidades de Conservação?

Um conceito do século passado instituído para ambientes destinados não só a conservar os mais variados ecossistemas, mas também para resguardar e compreender as nossas origens, orientar na gestão das UC’s. e principalmente em proteger os recurso hídricos.

Em nossa cidade temos Unidades de Conservação?

Sim, em Bragança temos algumas UC’s: 1- Parque Natural Municipal Refúgio das Aves, localizado no Jardim América; 2- Parque Natural Municipal do Lago dos Padres, localizado no início da Av. Norte Sul; 3- Área de Relevante Interesse Ecológico – A.R.I.E. Mata dos Padres, localizado próximo a Av. Norte Sul; 4. Área de Relevante Interesse Ecológico -ARIE Bosque das Araucárias Petronilla Markowicz, localizada próximo ao Pinheiral de Santa Helena; 5. Monumento Natural da Pedra da Leite Sol, localizado próximo a Rod. Alkindar Monteiro Junqueira; 6. Reserva Particular do Patrimônio Natural – R.P.P.N. da Fazenda Serrinha, localizada próximo a represa do Jaguari.

Qual a importância de um “Plano de Manejo nas UC’s”?

Entender e elaborar um conjunto de ações necessárias para a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais dentro da UC e no seu entorno, na conservação da biodiversidade. Atualmente as UC’s municipais de nossa cidade são gerenciadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas futuramente um conselho deverá ser instituído para tal finalidade.

O “Plano de manejo no ambiente urbano” geralmente atua nas florestas dos parques e áreas verdes. É importante definir a função destes parques urbanos e a manutenção da sua biodiversidade. São locais onde plantas, insetos, aves e animais encontram abrigo e alimento nas proximidades da cidade. Muitas vezes serve de alternativa de lazer, de esportes, ecoturismo, pesquisas, educação ambiental, observação de aves e outros. As UC’s também diminuem a poluição do ar, melhoram a qualidade da água, reduzem o efeito de calor, reduzem a erosão nas encostas, trazem muitos benefícios à flora, fauna e à população.

O CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente acabou de aprovar a minuta do Decreto do “ Plano de Manejo” das APA’s.( Áreas de Preservação Ambiental ) do Piracicaba / Juqueri Mirim Área II; do Sistema Cantareira; e da Represa do Bairro da Usina. Isso nos orientará na elaboração do “Plano de Manejo” das nossas UC’s.

O Coletivo Sócio Ambiental e a Associação Bragança + participaram desde o início da elaboração do Plano de Manejo destas APA’s. Esperamos que o nosso município se beneficie com este Plano e crie novas UC’s, para continuar na conservação e manutenção dos recursos hídricos, da biodiversidade, das florestas, etc.

Se você apreciou o texto, quer dar sugestão de novos temas no “Ambiente em Pauta” ou até completar ou questionar algo, entre em contato biamaia238@gmail.com.

Contribuição de Bia Maia- Associação Bragança + e Coletivo Socioambiental