Colunistas

A Importância dos Coletivos Socioambientais

publicado em 15 de junho de 2021 - Por Ambiente em Pauta

Vivemos tempos bicudos. Percebemos que o universo se movimenta como um pêndulo. Ora em cima, ora embaixo. Períodos frutíferos, de avanço, de progresso, de iluminação, e períodos retrógrados, como esse que estamos presenciando. O meio em que vivemos adoeceu, temos uma doença a nível mundial, e cada país passa por problemas reais que exigem intervenção, engajamento e atuação dos seus habitantes.

Sempre é tempo de trabalharmos para um mundo melhor. Podemos ficar mais atentos ao que se passa no meio em que vivemos, no meio do ambiente que estamos construindo.

Uma sociedade organizada consegue se mobilizar mais rapidamente para reverter ações que possam causar grandes estragos para todos em qualquer área!

Atualmente, esse tipo de conversa torna-se mais do que necessária.

Dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Referindo-se especificamente ao Brasil, podemos observar que existem inúmeros grupos, associações, entidades da sociedade civil que trabalham com afinco em várias áreas para a preservação de nossa história, para um novo modo de pensar e um novo modo de viver. Existem ações das mais diversas e que rendem frutos valiosos.

Infelizmente, já não podemos dizer o mesmo em relação ao ministro do Meio Ambiente investigado pela venda de madeiras nobres em seu próprio benefício. Quem deveria ser o primeiro a zelar por nossas riquezas, é investigado por enriquecimento ilícito…temos visto o aumento do desmatamento da Amazônia provocando sérias consequências, a degradação do solo, a poluição das águas, a geração de resíduos tóxicos, o desmonte da fiscalização, entre muitos outros, e a conivência de um governo federal predador frente a essas questões.

Daí a importância dos Coletivos Socioambientais e nossa atuação.

Acreditamos que toda mudança necessária para a formação de uma sociedade passa pelo processo de Educação Ambiental, levando informações, promovendo sensibilização e reflexão na tentativa de conscientizar e mobilizar a comunidade, a fim de incentivar mudanças de atitudes que solidifiquem essa formação.

Podemos protagonizar nossa própria história e impedir ações destrutivas da casa que todos nós habitamos.
Podemos começar com pequenas mudanças de hábito, tais como: reciclar nosso lixo, evitar a queima do lixo doméstico, evitar contribuir para o fogo em beira de estrada.

Bragança Paulista possui um Coletivo Socioambiental atuante. Ele se caracteriza como um grupo formado por representantes de instituições públicas, privadas e pessoas físicas que se preocupam com a questão ambiental e se envolvem de maneira voluntária, acreditando na força do trabalho cooperativo. Os objetivos do Coletivo Socioambiental passam por promover ações concretas que visem à construção de sociedades sustentáveis por meio da educação, fazendo com que a comunidade seja protagonista desta história a partir de conhecimento, reflexão e atuação.

Lembrando sempre que o meio-ambiente é o local onde se desenvolve a vida na Terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem.

Portanto, a educação ambiental corresponde aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio-ambiente.

O Coletivo realiza muitas ações, dentre as quais: Reuniões mensais, Expedição Fotográfica, Cine Debate, Pesquisas de opinião, Mutirões Ecológicos, Artigos para publicação em jornal, Curso de Agente Socioambiental, Curso de Protagonismo Socioambiental, Curso ‘Observação de Aves Urbanas’ e muito mais!

Fica aqui o convite: Participe!
Entre em contato através do email: coletivobraganca@yahoo.com.br ou pelo celular 11 97435-7111

Maria Aparecida dos Santos – Socióloga e colaboradora do Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista