Colunistas

A harmonia da permacultura

publicado em 8 de junho de 2021 - Por Ambiente em Pauta

Permacultura – permear, permanecer, cultivar uma cultura. Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na “elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente” (1999).

A permacultura visa quase que basicamente unir o útil ao agradável; logo, a harmonia entre os seres e a natureza, diante da necessidade do homem buscar o menor impacto na natureza e utilizar ferramentas e estratégias positivas e harmônicas com o meio ambiente e os seres vivos presentes nesses habitats diversos.

Permeando dessa forma o manejo da terra e da natureza, das construções, das ferramentas e tecnologias, da educação e cultura, da saúde e bem estar, da economia e finanças, da comunidade e governança, e assim temos a ética do cuidado diante todos esses tópicos, buscando a harmonia e preservação da biodiversidade presente no ambiente de forma sustentável.

A permacultura é tanto uma metodologia para o planejamento de ocupações humanas sustentáveis, como também uma filosofia de vida. Para além do método, é também um estilo de vida presente nas escolhas diárias, na busca da simplicidade e, por fim, o natural, o cru, o compatível com o meio ambiente do qual viemos, o design da natureza com nossas necessidades.

Portanto, apresento aqui rapidamente esse termo para borbulhar indagações sobre o conceito e esse estilo de vida tão sustentável, que ora buscamos e ora não compreendemos. Afinal, utilizar da permacultura é uma forma de manejo da poluição que produzimos diariamente, poluição essa que advém de recursos que não foram corretamente destinados e utilizados. Mais uma forma de compreensão, entendimento e aproximação desses temas ecológicos que nos permeiam, querendo ou não.

E você, tem uma vida sustentável? Eu adoraria saber como você vê a sustentabilidade, como você a vive hoje, e como você, possivelmente, a idealiza futuramente.

Texto inspirado nos artigos do Claudio CJ do Instituto de Permacultura IPOEMA. Para encontrar mais informações: https://ipoema.org.br/

Laíza Teixeira Pedroso, Tecnóloga e Educadora Ambiental, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais. E-mail para sugestão e diálogos: laizateixeirapedroso@gmail.com.