Saúde

Vacina contra a gripe está disponível

publicado em 24 de abril de 2018 - Por BJD

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda, 23. Idosos, povos indígenas e profissionais da saúde são os primeiros grupos que devem se imunizar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários até o dia 1º de junho.

“Nesse primeiro momento serão vacinados os idosos, os trabalhadores da saúde e povos indígenas. É importante ressaltar que a vacina age contra três vírus: Influenza B, H1N1 e H3N2. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo óbitos”, informou a secretária municipal de saúde, Marina Fátima de Oliveira.

De acordo com o calendário de vacinação, a partir de 2 de maio serão incluídos as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); já a partir de 9 de maio, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além de professores de escolas públicas e privadas.

Ainda de acordo com a secretária Marina, as 29 unidades básicas de saúde aplicarão as vacinas durante a semana.
No dia 12 de maio está previsto o ‘Dia D’ da campanha. “Fazemos um apelo para que todas as pessoas dos grupos prioritários vão às unidades para se vacinar”, finalizou Marina.

No ano passado, a meta era vacinar 31 mil pessoas, mesmo número deste ano, segundo Marina. No estado de São Paulo, 12,5 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário, que devem receber a vacina gratuitamente. Em todo país são 54,4 milhões.