Saúde

Secretaria de Saúde promove semana de testagem rápida para diagnóstico de HIV e Sífilis

publicado em 30 de novembro de 2020 - Por BJD

Com a intenção de mobilizar ações de conscientização, prevenção e combate ao estigma e discriminação de pessoas vivendo com HIV, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realiza semana de testagem rápida para diagnóstico de HIV e Sífilis, em alusão a campanha Dezembro Vermelho.

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, a testagem ocorrerá em frente ao Mercadão, das 8h às 11h30; n quarta-feira (2), no Rodoterminal Urbano (Rodoviária Velha), das 13h às 17h; na sexta-feira (4), na Arena do Lago, das 20h às 00h; no sábado (5), na Feira Livre do Parque dos Estados, das 8h às 12h; e no domingo (6), na Feira do Rolo, das 8h às 12h.

A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, Mariana Quilici, disse que atualmente a maior incidência dessas doenças ocorre em jovens homossexuais com idade de 15 a 24 anos, e que as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra AIDS são importantes para dar maior visibilidade ao tema entre a população em geral, bem como aos diversos setores da sociedade.

“É uma oportunidade para debatermos temas de prevenção e ações para redução, controle e tratamento das doenças. Apesar de termos diversas tecnologias de prevenção como PEP, PrEP, testagem e tratamento como prevenção, muitas pessoas, principalmente de populações mais necessitadas, não têm acesso às principais tecnologias”, concluiu.

Conversas no Facebook