Saúde

Saúde Digital

publicado em 21 de janeiro de 2022 - Por BJD
Foto: SECOM

Atenção ao cadastro e uso correto da videochamada agilizam o atendimento, é fundamental inserir os dados corretos durante cadastro, especialmente o e-mail

O Saúde Digital, sistema de telemedicina de Bragança Paulista, começou a funcionar na última sexta-feira (14/01) com agendamento de consultas on-line para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), em casos de sintomas de síndrome gripal e Covid-19. Os pacientes devem, no entanto, ficar atentos a algumas informações, para que o atendimento seja realizado com sucesso.

Ao acessar o sistema, é preciso preencher um cadastro com dados corretos, especialmente o endereço de e-mail. Deve ser colocado um e-mail válido e que o paciente acesse com frequência, pois a confirmação da consulta e o link para a videochamada são feitos exclusivamente no e-mail informado.

Também é preciso ficar atento ao número do Cartão do SUS. Quem não sabe o número pode consultar on-line no Conect SUS – https://conectesus-paciente.saude.gov.br. Quem ainda não tem o cartão, deve ir até um posto de saúde para fazê-lo.

É fundamental que o paciente participe da videochamada no dia e horário marcados, para não prejudicar outros pacientes que necessitam do agendamento. Caso o paciente não precise mais da consulta, deve desmarcá-la com antecedência no sistema, e desta forma, abre a vaga para quem precisa.

Vale ressaltar que para realizar o agendamento é necessário ter um celular ou qualquer outro equipamento que tenha câmera, como tablets, notebooks, dentre outros, pois o atendimento é exclusivamente por videochamada. Também é preciso que o microfone do aparelho esteja funcionando, para a conversa com o médico. E que haja acesso à internet.

Quando o paciente não conseguir acessar a videochamada por algum problema técnico,  deverá realizar um novo agendamento. O tempo de duração das consultas tem sido em média de 15 minutos.

O Saúde Digital funciona das 8h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos). O agendamento é pelo site da Prefeitura: https://www.braganca.sp.gov.br/ – basta clicar no banner que identifica o programa.

O objetivo da utilização da telemedicina pela Secretaria Municipal de Saúde é desafogar os atendimentos de síndromes gripais e sintomas de Covid-19, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vila Davi e Bom Jesus. A atenção médica de casos suspeitos e leves poderá ser feita por meio de uma videochamada, sem a necessidade do paciente se deslocar até a unidade. Caso o médico verifique a necessidade de uma atenção especializada e presencial, o paciente será encaminhado à unidade de saúde mais próxima.

 

 

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange