Saúde

Por conta da pandemia, confira como ficam os principais serviços de Bragança e região

publicado em 18 de março de 2020 - Por BJD

As medidas anunciadas pelo Governo Federal, além de estados e municípios para conter a transmissão do coronavírus no Brasil, fez com que uma série de estabelecimentos reduzisse seus horários de funcionamento.

Outros ainda recomendam, quando possível, a realização de solicitações de maneira remota e online. O Bragança-Jornal entrou em contato com lugares muito frequentados pela população em Bragança Paulista e região para esclarecer o horário de funcionamento e as atividades disponíveis neste período.

Confira:
Comércio

O Sindicato dos Comerciários de Bragança de Bragança Paulista e Região afirmou que as atividades do comércio nos 21 municípios atendidos (Atibaia, Amparo, Águas de Lindoia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Holambra, Joanópolis, Jaguariúna, Jarinu, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedreira, Piracaia, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem) continuam regulares, sendo os comerciários orientados a seguirem as exigências de higiene estabelecidas nacionalmente.

Cine A

O Cine A disse que apenas as unidades no estado do Rio de Janeiro estão com as atividades suspensas por 15 dias. Nas demais, “estamos trabalhando de acordo com as orientações dos órgãos competentes”. O Cine reforçou ainda que todas as unidades são higienizadas diariamente e que álcool em gel 70% é oferecido para higienização das mãos. Qualquer mudança será publicada por meio das redes sociais da empresa, Instagram e Facebook.

Poupatempo

De acordo com a assessoria de comunicação do Poupatempo, todas as unidades do estado estão funcionando normalmente, mas recomenda-se que a população priorize serviços online e atendimento a distância.

Bragança Garden Shopping
A reportagem do Bragança-Jornal tentou contato com a assessoria de imprensa do Bragança Garden Shopping diversas vezes na manhã desta quarta-feira, 18 de março, mas até o fechamento desta edição nos foi informado que a aprovação da divulgação dessa informação ainda estava sob análise.

Parque D. Pedro Shopping – Campinas
Funcionamento temporário: das 12h às 20h.

Iguatemi Campinas
Funcionamento temporário: das 12h às 20h.

Maxi Shopping Jundiaí
Segunda a sábado
Lojas, alimentação e lazer, das 12h às 20h.

Domingo
Lojas, das 14h às 20h.
Alimentação e lazer, das 12h às 20h.

Medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde

As orientações anunciadas pelo Ministério da Saúde devem ser devidamente adaptadas pelos gestores estaduais e municipais, de acordo com a realidade local. De modo geral, recomenda-se o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória, o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.

No que diz respeito às medidas para evitar aglomeração de pessoas e reforçar o isolamento domiciliar, para idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais, como tratamento de câncer, transplantados, doentes renais, a recomendação é conversar com o médico para que as receitas de medicamentos sejam renovadas e, se possível, dadas por um tempo maior.

A medida é para evitar a necessidade de ir à farmácia do posto de saúde ou do bairro no período de maior circulação de vírus respiratórios