Saúde

Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação contra o Sarampo

publicado em 27 de setembro de 2019 - Por BJD
Crédito: Divulgação/ Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou que irá realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em duas etapas: uma com foco nas crianças de seis meses a menores de 5 anos; e outra para adultos de 20 a 29 anos de idade.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação acontece de 7 a 25 de outubro em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O “dia D” de mobilização será realizado em 19 de outubro.

E a partir do dia 18 até 30 de novembro, ocorre a segunda etapa para adultos de 20 a 29 anos de idade, com “dia D” de mobilização em 30 de novembro. A vacinação é seletiva, ou seja, vacinação mediante avaliação da necessidade conforme dados da carteirinha.

O país vive um surto de sarampo desde maio, com mais de 5 mil casos confirmados, sendo 97% deles em São Paulo. Em Bragança Paulista, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, até o dia 27 de setembro foram 63 notificações, sendo 9 casos confirmados, 3 descartados e 51 permanecem em investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outra pessoa. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacina.