Saúde

Joanópolis registra primeiro óbito por febre amarela

publicado em 25 de abril de 2018 - Por BJD

A cidade de Joanópolis registrou em 25 de março o primeiro óbito por febre amarela em humano, segundo a Secretaria de Saúde daquele município. A vítima foi um homem de 51 anos de idade, morador do Bairro dos Cunha, zona rural, onde um macaco com o vírus da doença também foi encontrado morto dois dias depois. A vítima se recusou a ser vacinada de acordo com a Prefeitura de Joanópolis.

Os profissionais de saúde já percorreram o bairro cinco vezes para vacinar os moradores. Nos dias 19 e 20 de abril, a equipe esteve novamente no local em busca as pessoas que ainda não foram imunizadas.

A Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, também realizou análises dos mosquitos no local, no dia 19 de abril, para verificar se estão infectados com o vírus da doença.

“A Secretaria de Saúde vem realizando ações periódicas de intensificação da vacinação desde abril de 2017, deslocando equipes para vacinar de casa em casa na zona rural”, informou a Prefeitura daquela cidade.
Cerca de 80% da população já foi imunizada contra a febre amarela.

A vacina continua disponível para todos os munícipes nos postos de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. É necessário comparecer às unidades com documento com foto e carteira de vacinação, se possuir.