Saúde

Iniciada campanha nacional de vacinação contra o sarampo

publicado em 7 de outubro de 2019 - Por BJD
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira, 7 de outubro, em todos os postos de saúde do país.

Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai até o dia 25 de outubro, com o ‘Dia D’ no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos que não esteja com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar ao óbito.

O país vive um surto de sarampo desde maio, com mais de 5 mil casos confirmados, sendo 97% deles em São Paulo. Em Bragança Paulista, segundo último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, foram 63 notificações, sendo 9 casos confirmados, 3 descartados e 51 permanecem em investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outra pessoa. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacina.