Saúde

Ginástica nas praças

publicado em 19 de março de 2018 - Por REGIANE SOARES / Folhapress

Saiba como se exercitar nos aparelhos de ginástica de praças, especialista ensina movimentos corretos para os interessados em começar a prática, em especial os idosos

Fazer aquecimento e alongamento, usar roupas e tênis confortáveis e evitar esforço físico são as principais recomendações dos especialistas para os idosos que pretendem se exercitar nos aparelhos de ginástica que estão instalados em praças e parques públicos na capital.

Para quem pretende usar os aparelhos, mas ainda não sabe como, o Agora foi até a praça Morungaba, no Jardim Europa (zona oeste), com o personal trainer Luiz Américo Bravo, profissional de educação física da Qualitè Vie, que deu dicas da melhor forma dos idosos se exercitarem sem o risco de se machucarem.

Com as pernas um pouco abertas, abaixar o tronco com as mãos para frente do corpo – ATENÇÃO: Levantar devagar. Movimentos bruscos podem provocar tontura (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

A primeira e principal regra é: somente faça ginástica nos aparelhos depois que passar por uma avaliação médica. “Somente um médico vai poder dizer se a pessoa pode ou não fazer exercício. Isso é vital. E o idoso também precisa estar com a medicação em dia”, afirmou o personal.

O aposentado José Luís Setaro, 68 anos, fez a série de exercícios sob a orientação do personal trainer e aprovou o uso dos aparelhos na praça. “É interessante para pessoas da minha idade. A assistência do personal dá mais segurança, mas é possível fazer sem ele”, afirmou. Como nem sempre é possível pagar um professor, Bravo deu algumas dicas de como utilizar os aparelhos das praças públicas, sempre levando em consideração o fato de a pessoa estar bem de saúde (veja quadro ao lado). A especialista em gerontologia Claudia Fló, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, também acredita que alguns aparelhos podem oferecer riscos para idosos, por isso seria ideal ter um educador físico ou um fisioterapeuta acompanhando o idoso. “Esses aparelhos nas praças são ótimos para a prática de atividade física, mas alguns podem ser perigosos se a pessoa sobe sozinha pela primeira vez”, afirmou.

Faço todos os dias, diz idoso de 80 anos

Lastra, 80 anos, aproveita os aparelhos de ginástica na praça Morungaba, no Jardim Europa (zona oeste), para se exercitar diariamente. “Eu venho todos os dias, inclusive aos fins de semana. É maravilhoso poder se exercitar aqui. Melhorei até minha artrose”, afirmou. O aposentado disse que, por conta do problema de saúde, só fez os exercícios após orientação médica.

)

 

Daniel Pneus