Saúde

#DoeSangue – Campanha Sangue Solidário

publicado em 1 de fevereiro de 2022 - Por BJD
Arte: SECOM

A ação ocorrerá entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março mediante a agendamento prévio

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade, dará continuidade à ‘Campanha Sangue Solidário’ entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março. O Hemocentro Regional do HUSF está preparado para receber os doadores regulares e os de primeira vez, reforçando as medidas de segurança, de higiene e de distanciamento.

Os doadores devem entrar em contato com o Hemonúcleo Regional do HUSF, pelo telefone (11) 2490-1240 para agendamento.

Requisitos para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos têm que ter autorização dos responsáveis legais; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde.

A pessoa doará no máximo 450 ml de sangue, o que pode salvar a vida de até três pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Orientações em relação ao Covid-19:

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, ou que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem manifestações clínicas prolongadas que contraindicam a doação).

Pessoas candidatas à doação de sangue que tiveram contato próximo a um caso confirmado de covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, conforme definição do Ministério da Saúde, nos últimos 10 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas;

Pessoas candidatas à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão ser consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange