Saúde

‘Dia D’ de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado

publicado em 18 de outubro de 2019 - Por BJD
Crédito: Divulgação

Neste sábado, dia 19, será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.
Em Bragança Paulista todas as unidades de saúde com salas de vacina estarão abertas das 8h00 às 17h00. Devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, mediante apresentação da carteirinha de vacina.
Até o último dia 16 de outubro, 823 crianças compareceram às unidades de saúde para avaliação da carteira de vacina. Dessas, 212 receberam a dose, representando 25,8% de crianças vacinadas. A meta é vacinar 95% das crianças. A Secretaria de Saúde informa que as prévias da campanha acontecerão toda quinta-feira, no período da tarde.

A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional deste sábado integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre seis meses e 4 anos. Os bebês de até um ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.

Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com coeficiente menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes) devido ao número de brasileiros nessa faixa etária.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros.