Saúde

Bragança tem 19 casos confirmados de sarampo e 44 em análise

publicado em 15 de novembro de 2019 - Por BJD

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta semana os casos de sarampo em Bragança Paulista. Segundo o balanço, até quinta-feira, 14 de novembro, foram notificados 86 casos, sendo 19 confirmados (14 autóctones e cinco importados), 23 descartados e 44 permanecem em investigação.

A Secretaria também informou a faixa etária dos pacientes: dos casos confirmados, duas crianças menores de um ano, sete crianças entre um e quatro anos, cinco pessoas entre 20 e 29 anos, duas pessoas entre 30 e 39 anos, uma entre 40 e 49, uma entre 50 e 59 anos e uma com mais de 60 anos. A secretaria informou ainda que oito são do sexo feminino e 11 do sexo masculino.

No mês de outubro, balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde indicava que o Brasil atingiu a meta global de vacinação de sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, com imunização de 95% da população geral nessa faixa etária. No entanto, o desempenho da cobertura vacinal não foi uniforme em todos os estados. Em Bragança, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a prévia era de 93% de cobertura em crianças de 1 até 2 anos.

A segunda etapa da campanha de vacinação está prevista para começar em 18 de novembro. O governo federal tem expectativa de que agentes comunitários de saúde de combate às endemias façam busca ativa em residências para vacinação. O foco é a população adulta. “Um novo grupo, composto por adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, terá a oportunidade de se vacinar até 30 de novembro, quando termina a campanha”, destaca nota divulgada pelo Ministério.