Polícia

Operação Cambiolândia

publicado em 9 de outubro de 2019 - Por BJD
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal apreendeu mais de R$ 100 mil em dinheiro (entre real, euro e dólar) durante a Operação Cambiolândia, deflagrada na manhã de terça-feira, 8 de outubro, em Bragança Paulista.

Ninguém foi preso, mas os envolvidos responderão por crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

Segundo a assessoria de Comunicação da Polícia Federal, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas casas dos dois envolvidos e no estabelecimento ilegal, localizado na Avenida José Gomes da Rocha Leal, no prédio da antiga Pneulândia. O nome da operação é uma referência à fachada do antigo estabelecimento comercial onde a atividade clandestina funcionava nos fundos.

O Bragança-Jornal entrou em contato com a Polícia Federal de Campinas, que não informou os nomes dos envolvidos, apenas que são pai e filho e os valores apreendidos.

As investigações demonstraram que os investigados operavam uma casa de câmbio, comprando e vendendo moeda estrangeira, além de realizar operações de crédito a juros sem autorização do Banco Central.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, no local existia um detector de metais na porta, sistema de câmeras de televisão, cofre num compartimento isolado e inclusive um caixa onde a pessoa era atendida, seja para realizar a troca de cheque, seja troca de moeda estrangeira.

A PF também apreendeu uma arma, que pertence a um dos envolvidos, por estar com registro vencido, sendo que o responsável responderá por porte ilegal.

Os envolvidos responderão por crimes contra o sistema financeiro nacional e crime de lavagem de dinheiro, podendo as penas chegar a quatorze anos de prisão.