Polícia

Município realizará ações do Maio Amarelo

publicado em 5 de maio de 2018 - Por Archimedes Costa
Tárcio Cacossi

A Prefeitura realizou na manhã dessa sexta-feira, 4, a abertura oficial da programação do Maio Amarelo, campanha internacional que chama atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

O prefeito Jesus Chedid e o vice Amauri Sodré participaram da solenidade no Gabinete Executivo, no Paço Municipal, bem como vereadores e secretários municipais, em especial Manoel Botelho, de Mobilidade Urbana.
Botelho exibiu um quadro com dados do Infosiga-SP, banco de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, que apontam uma diminuição de 29 acidentes fatais em 2016, para 26 em 2017.

Entretanto, o secretário alertou, ainda conforme dados do Infosiga referentes ao primeiro trimestre deste ano, quando houve a última atualização, que aconteceram nove acidentes fatais no município, contra dois ocorridos no mesmo período do ano passado.

O secretário frisou que melhorias na sinalização de vias municipais, algumas delas recapeadas recentemente com emendas parlamentares, estão sendo realizadas após um convênio firmado em setembro do ano passado entre a Prefeitura e o governo do estado de São Paulo, através do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa que tem como objetivo reduzir pela metade o número de mortes no trânsito no Estado de São Paulo até 2020.

No entanto, dos nove acidentes fatais nos três primeiros meses deste ano, apenas dois foram em vias municipais. Os outros sete ocorreram em rodovias. “A maioria dos acidentes com mortes acontece em vias sob jurisdição do DER [Departamento de Estradas de Rodagem]”, afirmou.

Botelho apresentou alguns dados internacionais, nacionais e estaduais referentes a acidentes e disse que, além da questão da engenharia para que sejam melhoradas as vias como um todo, é preciso uma conscientização maior dos motoristas. Para isso são necessárias as campanhas educativas voltadas a todas as faixas etárias.

De acordo com a programação da campanha do Maio Amarelo no município, serão realizadas, de 5 a 26 de maio, diversas ações da equipe de agentes de trânsito, com palestras e divulgação da campanha; no dia 27 de maio, às 8h00, haverá o 1º EcoBikeTur, passeio ciclístico (percurso urbano e rural de 35 km), com largada no Lago do Taboão; dia 28 de maio, às 9h00, será realizada a exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal em diversas escolas do município, com o tema Segurança no Trânsito; dia 29 de maio, às 9h00, será proferida palestra da Academia Brasileira de Trânsito (ABTRANS), única escola de pilotagem de moto do Brasil homologada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), com o tema Pilotagem Segura, no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM).

Por fim, no dia 30 de maio, será realizada a “Blitz Educativa”, uma atividade de distribuição de multa moral, com participação da população e de entidades assistenciais, na Praça Raul Leme.