Polícia

Liberação total da Fernão Dias levou mais de 12 horas após acidente com produto químico

publicado em 5 de fevereiro de 2020 - Por BJD

Conforme divulgado pelo Bragança-Jornal Diário, no início da tarde da última segunda-feira, 3 de fevereiro, foi registrado na altura do quilômetro 15 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), em Bragança Paulista, um acidente envolvendo um caminhão que transportava produto químico.

Entramos em contato com a assessoria da Arteris, companhia responsável pela concessão da Fernão Dias, que nos informou que apenas na madrugada, às 03h36, foram liberadas todas as faixas da rodovia.

O CASO

Por volta das 13h00 da última segunda-feira, 3 de fevereiro, uma carreta que transportava nitrato de amônio trafegava sentido Norte (Belo Horizonte) quando o condutor perdeu o controle do veículo, saiu da pista para o canteiro central e transpôs para o lado Sul (São Paulo), chocando-se contra o talude e, na sequência, tombando o semirreboque. Segundo a Arteris, o cavalo mecânico parou em posição normal e o motorista saiu ileso do acidente.

Atuaram na ocorrência equipes da Arteris Fernão Dias, COBOM, PRF, Cetesb, Ambipar e IBAMA. A pista precisou ser interditada por questão de segurança. Parte do tráfego foi desviado por uma alça de acesso muito próxima ao local do tombamento. Também houve sugestão de desvio de rota ao usuário pelo km 10.  Por volta das 17h teve início o transbordo da carga (transportadora), que seguiu até as 02h40.

A limpeza da pista, caracterizada pela descontaminação e retirada dos resíduos do produto, foi realizada pela Ambipar, enquanto a concessionária foi responsável pela retirada de destroços da carreta, cavalo mecânico e lavagem da pista pelo caminhão pipa. Às 03h36 foram liberadas todas as faixas (exceto acostamento).