Editorial

Trégua na folia outra vez

publicado em 25 de fevereiro de 2022 - Por BJD

Um sábado de carnaval tradicional amanheceria com foliões cansados do início das festividades inauguradas no dia anterior.

Logo após o dia abriria espaço para a diversão em família ao som das marchinhas, em conjunto às expectativas sobre os desfiles das escolas de samba.
Os carnavalescos estariam adaptando os últimos detalhes, os artistas passando o som para o seu show e toda a equipe de infraestrutura finalizando os ajustes para apenas o segundo dia de uma festa que costuma durar ao menos seis.
Já quem se beneficia deste tempo para fazer uma renda extra, ou mesmo encorpar a receita mensal, certamente estaria a postos, com o objetivo de superar as expectativas e voltar para casa com a sensação de dever cumprido.
Mas este não é um sábado carnavalesco habitual. Talvez sim, se observado pela ótica dos dois últimos anos. Mas certamente não, se resgatadas as memórias do que se vivia antes da pandemia. A realidade é esta: a maior festa popular do Brasil foi suspensa mais uma vez.
Pelo segundo ano seguido a regra é evitar aglomerações que possam contribuir para a contaminação da Covid-19. Embora o avanço do cronograma de vacinação traga a esperança de uma diminuição de casos, a recomendação é esperar um pouco mais.
Não só Bragança Paulista, também as demais cidades da região cessaram suas atividades carnavalescas em prol do zelo à saúde da população. Os números indicam esperança, mas é preciso contribuir para que isso de fato de concretize. E uma dessas maneiras é ter sabedoria para saber a hora certa de pausar, e discernimento sobre quando retomar.
Vários são os efeitos colaterais que ações como essa causam. Os impactos econômicos mais uma vez serão sentidos por tantos. Pelos que destinam tempo e energia para que tudo se concretize, pelas cidades turísticas e por todo o sistema econômico local. Sem contar na privação do acesso às manifestações culturais e artísticas que uma festa dessa proporção é capaz de oportunizar. Será este o último carnaval nestes moldes? Os resultados das ações tomadas agora dirão.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange