Cotidiano

Voluntários irão reflorestar área de queimada na Serrinha

publicado em 9 de outubro de 2020 - Por BJD
Incêndio que começou no domingo, 13 de setembro, só foi totalmente contido depois de mais de 24h (Foto: Reprodução Galpão Busca Vida)

Em 13 de setembro, uma queimada devastou a vegetação do Morro da Serrinha, principalmente no local chamado de ‘visual das águas’. À época, moradores da região que se organizaram em mutirão para auxiliar no combate ao fogo, que durou mais de 24h, lançaram uma campanha de arrecadação financeira para o reflorestamento da área atingida.

Além de dinheiro, a campanha também conseguiu arrecadar mais de três mil mudas e 8000 sementes para iniciar o reflorestamento, que está previsto para os dias 23, 24 e 25 de outubro e será realizado por voluntários. Interessados em ajudar devem realizar cadastro em site.
De acordo com o site do projeto, criado para prestar contas aos doadores e informar os que tiverem interesse em acompanhar as ações, a área total atingida foi de aproximadamente 30 hectares, pertencentes, na sua maioria, à Fazenda Serrinha e ao Galpão Busca Vida.

Por meio de uma ‘vaquinha online’ para o plantio de novas árvores, manutenção da área, restauração da brigada de incêndio e estratégia de prevenção a incêndios para o próximo ano, foram arrecadados R$ 28.150,00, dos quais R$ 26.216,90 serão repassados ao projeto, devido à taxa cobrada pelo site.

Além da ajuda financeira, o projeto também recebeu a doação de 20 mudas de árvores do Viveiro São José; 2000 mudas de árvores pela empresa Arthi Comercial Ltda. e 8000 sementes e 1000 mudas de árvores pela Secretaria do Meio Ambiente.

Também foi feita uma parceria com a instituição Mata Ciliar de Jundiaí, que irá plantar e cuidar por dois anos, de cerca de 1600 mudas de árvores em uma área de um hectare.

O plantio das mudas será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro por seis grupos de 26 pessoas cada, para cumprir as medidas preventivas contra a transmissão da Covid-19.

Por conta do número limitado de participantes, os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site: www.sympla.com.br/mutirao-de-plantio-no-galpao-busca-vida__979889.

Conversas no Facebook