Cotidiano

Verão, que começa neste domingo, será chuvoso

publicado em 21 de dezembro de 2019 - Por BJD

O verão começa à 1h09 de domingo, 22 de dezembro. Sem sofrer a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, a estação deve ser típica, apresentará o que normalmente se espera dela: dias quentes e chuvosos na maior parte do país até 20 de março.

A previsão é de chuva “volumosa e generalizada” para quase todas as regiões, especialmente para o Sudeste.

Segundo o Climatempo, para a maioria das áreas da Região Sudeste, os meses de verão, considerando o período de dezembro a março, são os mais chuvosos do ano. O mês de janeiro, em particular, tem médias climatológicas de precipitação da ordem de 300 mm em vários locais de Minas Gerais e de São Paulo.

A média climatológica é um valor calculado para uma série de medições num período de 30 anos. Para ter uma média de 300 mm, significa que em muitos janeiros choveu pelo menos este valor. É muita água que cai na forma de temporais de curto período e em vários dias consecutivos de chuva, quando ocorre a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O verão de 2019 ficou devendo muita chuva para a Região Sudeste. O verão 2020 deve trazer a chuva volumosa de volta para o Sudeste e não deve ter muitos dias de calor extremo, como foi o verão passado.