Cotidiano

Velocidade máxima é 50 km/h nas vias de Bragança Paulista

publicado em 3 de julho de 2020 - Por BJD

A velocidade máxima permitida nas vias do município foi redefinida para 50 km/h; e dependendo das condições de movimentação de pessoas, em alguns pontos pode ser menor. A informação é da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana.

“Essa medida segue uma tendência mundial de redução da velocidade de circulação dos veículos nos centros urbanos, visando a redução efetiva no número e na gravidade dos acidentes de trânsito, e a convivência mais harmônica entre os pedestres e demais usuários das vias. Especialistas em engenharia, legislação e segurança de trânsito apontam que alguns dos fatores que contribuem para os altos índices de acidentes de trânsito, são a falta de fiscalização efetiva, o deficitário sistema de aprendizagem para novos condutores, a desobediência à sinalização viária, além, é claro, do excesso de velocidade”, informou a pasta.

A sinalização da nova velocidade já começou a ser implantada. Na Avenida dos Imigrantes, por exemplo, que era 60km/h, já existe sinalização vertical indicando a nova velocidade máxima permitida de 50km/h. Na região do Bairro do Popó, por exemplo, a velocidade é 40km/h.

Estudos realizados demonstram que a partir de uma velocidade de 40 km/h do veículo, o risco de um pedestre morrer ao ser atropelado aumenta exponencialmente. Com o veículo a 40 km/h, há 20% de risco de lesão fatal; a 50 km/h, o risco sobe para 50 %; a 60 km/h, chega a 80% e a partir de 70 km/h, 100 % de risco.

“Um automóvel trafegando com velocidade de 50 Km/h necessita de 27 metros para frear, a uma velocidade de 60 km/h essa distância sobe para 36 metros, e a 80 km/h são necessários 58 metros para parar o veículo totalmente. Quanto maior a velocidade, menor o tempo para o condutor frear e evitar um acidente”, explicou o secretário de mobilidade Urbana Rogério Crantschaninov.

Entre 2018 e 2020, foram registrados 72 óbitos na cidade e, destes, a maioria envolvendo motociclistas e pedestres. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, essa é uma das razões pela qual foi implantada a redução de velocidade máxima permitida para 50 km/h dentro da área urbana de Bragança Paulista.

Conversas no Facebook