Cotidiano

Vaquejada é proibida por maus tratos a animais

publicado em 23 de fevereiro de 2019 - Por BJD

A Secretaria de Meio Ambiente informou nesta semana que proibiu atividades de vaquejada numa propriedade rural e aplicou multa aos responsáveis por maus tratos aos animais.

Em vistoria realizada por fiscais da pasta no dia 10 de fevereiro último, na Rodovia Municipal Aurélio Frias Fernandes s/n, no Bairro Uberaba, foi constatada a realização de um evento de vaquejada com diversos participantes, e cerca de 10 bovinos e 10 equinos, alguns deles lesionados.

No dia 11 de fevereiro, os representantes da SMMA retornaram ao local acompanhados de um veterinário, que constatou lesões nos focinhos dos equinos devido às rédeas utilizadas para a prática desportiva. Em seis deles também foram identificadas marcas resultantes do uso de esporas estreladas (pontiagudas).

Perante a constatação de crime ambiental decorrente de maus tratos aos animais, o responsável foi notificado através do Auto de Infração Ambiental nº 463 a paralisar as atividades no local, bem como proibido de realizar eventos. Neste mesmo auto, ficou prevista a multa de R$ 500,00 por animal ferido.