Cotidiano

Unidades da Atenção Básica passam por avaliação do Ministério da Saúde

publicado em 13 de junho de 2018 - Por BJD
Análise busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde recebe entre os dias 12 e 22 de junho, visitas de avaliação externa nas unidades de saúde que estão inseridas no “Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde.

A avaliação será realizada por uma equipe composta de dois entrevistadores e um supervisor, profissionais credenciados e especialmente capacitados para a atividade. Ao todo, 17 unidades básicas de Saúde e duas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) serão avaliadas.

Segundo a Prefeitura, serão observadas as condições de infraestrutura, materiais, insumos e medicamentos e, ainda, entrevista com profissionais das equipes para avaliar o processo de trabalho e a organização do serviço e do cuidado para os usuários. Os avaliadores também entrevistarão três usuários de cada unidade.

A avaliação externa busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica.

O trabalho será realizado em parceria com instituições de ensino superior e de pesquisas brasileiras de reconhecida experiência em pesquisas avaliativas, e coordenado pela equipe da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, composta pela Prof. Dra. Débora de Souza Santos e pela assistente de pesquisa Dra. Brigina Kemp.

A coordenação estadual será feita pelo Prof. Marcos Akerman, da Faculdade de Saúde Pública USP e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na manhã da última quinta-feira, 7 de junho, foi realizada reunião com dentistas e auxiliares de saúde bucal no Polo da Universidade Aberta (UAB) para orientações referentes aos documentos previstos, conforme o instrumento de avaliação externa. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com equipe do NASF e enfermeiros.