Cotidiano

Três moradores do Albergue Municipal são inseridos no mercado de trabalho

publicado em 18 de março de 2020 - Por BJD
Serviços do Centro POP e do Albergue Municipal auxiliaram moradores de rua a alcançarem oportunidade de trabalho (Secom)

Três pessoas atendidas pelo Centro POP e Albergue Municipal Maranata foram inseridas no mercado de trabalho no começo do mês de março.

Margarete Alvarenga, secretária da SEMADS, afirmou que o trabalho de acolhimento e recuperação das pessoas em situação de rua na cidade é fundamental para esse avanço.

O Centro POP é um serviço no qual os profissionais recebem pessoas em situação de rua, avaliam a situação de cada uma e as encaminham a outros serviços como o Albergue Municipal Maranata, espaço no qual eles podem pernoitar, recebem alimentação e higiene pessoal e roupas limpas. Segundo a Prefeitura, três pessoas atendidas por esses serviços receberam suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho em empresas e comércios do município e da região.

Vinícius é um dos que conquistou a vaga de emprego. Segundo informações, ele foi acolhido, recebeu o auxílio da equipe no que se refere à regularidade de sua documentação e também orientação para a elaboração de um currículo.

”Sou muito grato pelas pessoas daqui, são todos muito atenciosos com a gente. Fiquei quinze dias em situação de rua, até que conversei com as assistentes sociais no Centro POP e me acolheram de imediato”, relatou.

Carlos também foi inserido no mercado de trabalho e contou sobre essa oportunidade. “Eu entreguei diversos currículos e fui contratado por uma empresa terceirizada, estou recebendo o treinamento para trabalhar como recepcionista em um hotel da região. Aqui os cuidadores são ótimos, fui muito bem recebido e atendido, tive todo suporte”, contou.

A chefe de divisão emergencial da SEMADS, Sandra Teixeira, ressaltou a relevância dos serviços realizados pelas equipes do Centro POP, em conjunto com os técnicos do Albergue Municipal. “É importante que a população saiba qual é o tratamento dado a essas pessoas que passam aqui pelo nosso Albergue. Procuramos entender o que levou essas pessoas à situação de rua, para ajudá-los da melhor maneira”, disse.

A Secretária da SEMADS, Margarete Alvarenga, relatou o trabalho desenvolvido, principalmente no acolhimento e recuperação das pessoas em situação de rua na cidade, que ocorre por meio da abordagem com a equipe de apoio social, do Centro POP e Albergue Municipal.

”É um trabalho que a Administração Municipal tem incentivado, com o apoio de outras Secretarias Municipais. É um trabalho continuado e preventivo. As empresas que tiverem interesse e quiserem contratar, podem procurar a SEMADS, pois muitas vezes atendemos pessoas com profissão, capacitadas, com experiência profissional”, finalizou.

O Centro POP fica na Avenida Dr. Adriano Marrey Júnior, nº 967, na Penha, e o Albergue Municipal Maranata na Rua Vicente Sabella, nº 860, no Jardim Recreio. Mais informações pelos telefones: Centro POP (11) 4032-6400, Albergue (11) 4032-2785, SEMADS (11) 4033-3065.