Cotidiano

Trânsito é liberado no Lavapés

publicado em 15 de julho de 2020 - Por BJD

Na manhã de terça-feira, 14 de julho, a Prefeitura realizou a entrega das obras de ampliação do sistema de drenagem da Praça Chico Major, no Bairro do Lavapés, e adequação do sistema viário daquela região.

Essa foi uma obra de caráter emergencial, pois foram identificadas depressões no solo com grave risco de desabamento. A estrutura subterrânea estava bastante danificada e em processo de falência, por ser uma construção muito antiga. Antes das obras era possível visualizar concavidades ao redor da rotatória, pois as pedras de sustentação e os pilares estavam ruindo, causando a obstrução e comprometendo a vazão do Ribeirão Lavapés, que passa debaixo do local.

Os trabalhos executados pelas secretarias municipais de Serviços e Obras constaram de canalização do córrego com a colocação de 155 aduelas de concreto para aumentar a vazão de água e minimizar o problema das enchentes naquela área. Também foram implantadas guias, sarjetas e bocas de lobo nas vias ao redor da rotatória.

Na solenidade de entrega das obras, o vice-prefeito Amauri Sodré saudou os funcionários que executaram os serviços. “Foi um trabalho árduo realizado pelas mãos dos nossos servidores municipais. Temos que agradecer imensamente a todos por mais essa obra entregue”, disse.

O deputado estadual Edmir Chedid prestigiou a cerimônia e destacou: “Mais uma importante obra para o município. Foi uma emergência e a Administração verificou que não bastava fazer apenas o conserto no local que apresentou problemas, mas que seria necessário fazer por completo, pensando a longo prazo. São obras muito importantes para o município que foram concluídas, mas o trabalho continua por toda cidade”, disse o parlamentar.

ADEQUAÇÃO VIÁRIA

Após estudos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana analisou a situação do local e colocou em prática algumas mudanças no tráfego.

O projeto viário compõe diversas melhorias, sendo uma delas o alargamento de um trecho da Rua Dona Carolina, que passa a ter três faixas em um único sentido, ligando-a à Avenida dos Imigrantes. A rotatória existente na altura de uma loja de materiais de construção também foi realocada, com uma nova dimensão para favorecer o fluxo viário e diminuir focos de congestionamento, bem como aumentar a vazão do tráfego oriundo da Rua Cel. João Leme e Avenida São Lourenço. Também foi feita uma alça de acesso ligando a Avenida dos Imigrantes à Avenida José Gomes da Rocha Leal.

Conversas no Facebook