Cotidiano

Delegacia do Serviço Militar concede medalha ao Poder Executivo

publicado em 16 de dezembro de 2019 - Por BJD
Crédito: Dimp

Em cerimônia, prefeito Jesus Chedid e o vice Amauri Sodré receberam a medalha Olavo Bilac, condecoração que premia as autoridades civis e militares que colaboram com o Serviço Militar

Na última semana, foi realizada na sede do Tiro de Guerra 02/009, a solenidade de desativação da 3ª Delegacia de Serviço Militar e Passagem de Encargos para o Posto de Recrutamento e Mobilização. Na cerimônia foram homenageados civis e militares e ainda marcou a despedida do delegado da Junta de Serviço Militar, Capitão Fabiano Araújo Rosa.

Emocionado, o capitão Fabiano, que estava à frente da 3ª Delegacia de Serviço Militar desde janeiro de 2017, informou que a mudança estrutural do comando se dá através de um Projeto de Modernização e Reestruturação da Força do Exército Brasileiro, em que foram criados os Postos de Recrutamento e Mobilização, que centralizarão inúmeras atribuições que antes eram responsabilidades das Delegacias do Serviço Militar.

Os servidores serão mantidos para os serviços na estrutura administrativa da Junta de Serviço Militar (JSM) que através da informatização pretende dar mais agilidade à prestação de serviços aos cidadãos que poderão se alistar no serviço militar, obter certificado de reservista, certificado de desobrigação militar entre outros utilizando a internet.

“Quero agradecer a todos que estiveram comigo nessa jornada e juntos oferecemos um serviço militar de qualidade na região, com várias inovações e melhores atenções aos cidadãos que procuraram a JSM e aqueles que serviram e servirão o Tiro de Guerra. Em janeiro estou indo para a reserva e fixando residência aqui em Bragança Paulista, onde fiz grandes amigos.

Meu agradecimento especial ao prefeito Jesus Chedid e vice Amauri pelo apoio e empenho mantendo o Tiro de Guerra com um excelente atendimento ao cidadão”, falou o homenageado, Capitão Fabiano.
Como forma de reconhecimento ao apoio prestado, foram entregues diplomas aos prefeitos municipais e presidentes das juntas de Serviço Militar que compõem a 3ª Delegacia de Serviço Militar da região.

“Para mim é muito importante nesta data a presença de todas as autoridades da região, que marca a despedida deste grande representante do Exército Brasileiro, capitão Fabiano que realizou um extraordinário serviço ao cidadão da região bragantina. Estou muito feliz em receber essa honraria que é a Medalha Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, e lembro que a nossa relação com o Exército Brasileiro vem com a instalação da Delegacia do Serviço Militar quando meu pai Hafiz Abi Chedid era prefeito desta cidade.

O Tiro de Guerra é um grande aliado nas atividades que acontecem na cidade, além de proporcionar um ensino cívico de conscientização e apoio aos jovens pela necessidade do Serviço Militar obrigatório, pregando a verdadeira cidadania”, disse o prefeito Jesus Chedid.

DESATIVAÇÃO DA DELEGACIA

Segundo explicou o Tenente Coronel Marcelo Yamada Domingues, a desativação da 3ª Delegacia do Serviço Militar tem como objetivo estratégico do Exército aumentar efetividade na gestão pública e fortalecer a dimensão humana. O Estado-Maior do Exército decidiu implantar, experimentalmente, os postos de recrutamento e mobilização, como forma de modificar o atual modelo de gerenciamento do recrutamento para o serviço militar obrigatório, que passará a oferecer ao cidadão um serviço mais efetivo e rápido.

“Hoje marca a despedida do delegado da JSM Capitão Fabiano, exonerando, por necessidade do serviço, do cargo de delegado da 3ª Delegacia de Serviço Militar. Capitão Fabiano prestou relevantes serviços ao Exército Brasileiro e trabalhou nesses últimos anos em toda essa região comandando com maestria a Delegacia de Serviço Militar. Por esse motivo é merecedor de todas essas honrarias”, comentou o Tenente Coronel Domingues.