Cotidiano

Secretário estadual de Desenvolvimento Regional fala em “Dia D” para a retomada da economia

publicado em 13 de maio de 2020 - Por BJD
Secretário Marco Vinholi (ao centro) coordena as ações do Conselho Municipalista (Foto – SDR)

O Governo de São Paulo realizou na terça-feira, 12 de maio, uma reunião com o Conselho Municipalista para esclarecer e pactuar o Plano São Paulo com prefeitos de cidades-sede de Regiões Administrativas.
O Conselho Municipalista foi criado com o objetivo de pactuar decisões regionalizadas de flexibilização da quarentena e retomada da economia no Estado, seguindo determinações da ciência e saúde. Além do governador João Doria, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, coordena as ações do novo Conselho, que reúne também os prefeitos das cidades sede de regiões administrativas de São Paulo. São elas: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital.
O secretário Marco Vinholi comentou sobre o “Dia D” aos prefeitos. “É uma regra para todos. Assim que os parâmetros forem atingidos, será possível fazer a retomada gradual da economia, com cuidado. Temos exemplos de países que seguiram esse procedimento e foram bem-sucedidos. Quem não seguir, não será possível a flexibilização antecipada”, afirmou. “O ‘Dia D’ será possível quando a região apresentar 14 dias consecutivos de declínio no número de casos e taxa de ocupação de leitos hospitalares inferior a 60%”, concluiu.