Cotidiano

Secretário de Serviços fala sobre a atuação da pasta durante a pandemia

publicado em 7 de agosto de 2020 - Por BJD
Aniz Abib Junior (à dir.) participou da sessão semanal da Comissão de Finanças da Câmara. Vereadoras Fabiana Alessandri (ao centro) e Rita Leme (à esq.) compõe a comissão (DCI)

O secretário municipal de Serviços, Aniz Abib Júnior, participou nesta semana da sessão semanal da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, realizada na última quarta-feira, 5 de agosto.

Na ocasião, o secretário falou aos vereadores sobre o andamento das obras de infraestrutura urbana durante a pandemia.

Questionado pela presidente Fabiana Alessandri, o secretário comentou o afastamento de profissionais da pasta por motivos de saúde. “A pandemia afetou bastante o trabalho da Secretaria, pois estávamos dando andamento à obra no Lavapés, que era intervenção grande e complicada, com várias interferências nas redes de esgoto, sistema de telefonia, fibra ótica e de energia elétrica.

Neste período, foram afastados mais de 130 profissionais por questões de saúde ou por pertencerem ao grupo de risco. Mas nós demos continuidade ao trabalho com a contratação dos servidores aprovados no concurso público”, informou inicialmente Aniz Abib Júnior.

O secretário também mencionou a aquisição de equipamentos para recapeamento das ruas, que ampliou a capacidade de trabalho da pasta. “Com a renovação da frota, a aquisição de equipamentos e o retorno gradativo dos servidores, conseguimos ultrapassar a marca de 300 ruas recapeadas, e com o novo contrato com a Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] a expectativa é lançar um novo pacote, com a possibilidade de dobrar o número de ruas asfaltadas”, seguiu.

As vereadoras Fabiana Alessandri e Rita Leme e o vereador Natanael Ananias perguntaram sobre o planejamento para intervenção nas estradas da zona rural. “O município tem um gasto grande com a manutenção das estradas da zona rural e estamos mudando a situação com a realização do cascalhamento. Nós não tínhamos condições de trabalho no início da gestão, mas compramos uma ‘vassoura mecânica’, que tira os excessos da via e agiliza o trabalho.

Demos início às intervenções com melhorias na Estrada Municipal Ismael Leme Mourão, no Bairro Bom Retiro dos Mourão, seguimos para o Campo Novo, e na sequência faremos um trabalho de bairro a bairro nas regiões que sofrem com as chuvas, por meio do PMVP [Programa de Melhoria de Vias Públicas]”, explicou o secretário.
Para a continuidade do recapeamento de ruas da zona urbana, o secretário informou a conclusão da licitação para a contratação da empresa responsável.

“A empresa ganhadora do processo atuará com seis máquinas acabadoras, dividindo a cidade em setores. Se cada máquina fizer o recapeamento em 144 ruas, teremos a possibilidade de triplicar tudo que foi feito, e é o que o município precisa. De antemão pedimos desculpas aos moradores da região central, pois nós vamos trabalhar no período noturno, para não prejudicar o comércio, e algum barulho vai ser necessário”, disse.

Natanael Ananias pediu informações sobre a conclusão da iluminação pública na Rua Mauro Próspero. “A Prefeitura está elaborando um grande pacote para serviços de iluminação pública em vários pontos da cidade. O Lago do Taboão, a Avenida dos Imigrantes e o acesso à Fernão Dias já contam com lâmpadas de led, e em breve será dada a autorização para a melhoria no Lavapés e em vários pontos da cidade”, concluiu Aniz.

Conversas no Facebook