Cotidiano

Secretário de Obras detalha projetos realizados na cidade

publicado em 20 de julho de 2020 - Por BJD
Obras para interligação da Rua Tupi, construção da Praça da Poesia e construção de terminal urbano iniciaram na semana passada (DCI)

Membros da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal de Bragança Paulista se reuniram virtualmente, na última quarta-feira, 15 de julho, com o secretário Municipal de Obras, André Monteiro, para saber dos projetos realizados recentemente no município e as próximas ações da pasta.

A presidente da Comissão, vereadora Fabiana Alessandi, iniciou a conversa comentando a entrega das obras do Lavapés nesta semana, e questionou o secretário sobre os trabalhos da interligação da Rua Tupi, a construção da Praça da Poesia e construção de terminal urbano.

“Essas alterações já estão detalhadas no projeto que teve a ordem de serviço assinada recentemente. Tivemos uma reunião com a empresa responsável nesta semana e eles já iniciaram o serviço, fizeram toda parte de demolições e estão finalizando os levantamentos topográficos para iniciarmos os serviços que terão visibilidade, que são a construção da praça, execução do terminal de ônibus e implantação da rua”, detalhou inicialmente André.

O secretário explicou que o ponto mais importante para via é a travessia do rio. “Estamos terminando os estudos do tipo de travessia que será feito. Muito provavelmente será uma ponte. Estamos trabalhando o dimensionamento dessa ponte, prevendo chuvas de recorrência maior, para evitar que, se posteriormente tiver qualquer outra obra no local, como alargamento de córrego, essa ponte não precise passar por mudança. Há outra ponte também na rua que vai ligar a Avenida Alberto Diniz à José Gomes da Rocha Leal. Estamos usando o mesmo critério, para que possa passar vazão bem grande debaixo dela”, disse.

Secretário de Obras detalha projetos realizados na cidade
O entrave maior das obras são as pontes, por envolverem questões ambientais, devido ao córrego. “Estamos finalizando os processos de licenças ambientais. O que está fora da área que envolve o rio, vamos começar a mexer, iniciaremos pela praça e com a delimitação do viário do terminal urbano”, informou.

PISCINÕES NA ALBERTO DINIZ E LAGO ORFEU

Fabiana ainda pediu informações sobre os trabalhos da construção do piscinão na Avenida Alberto Diniz. André disse que o projeto foi licitado junto com as obras previstas para o Lago do Orfeu e que aguardam finalização da licitação para iniciar as obras. “Os dois serviços começarão ao mesmo tempo”, esclareceu. Em relação ao lago, André informou que no primeiro momento os trabalhos vão se concentrar na recuperação da barragem, para que fique pronta antes do período de chuvas.

ZONA NORTE

O vereador Mario B. Silva questionou  se há projeto para Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto. “Há muito tempo pedem para abrir a via para que tenha ligação com o terreno onde era o antigo Poupatempo. Essa seria uma via rápida para quem quer chegar à Rodovia Capitão Barduíno”, disse Mário.

”Temos projeto desenvolvido nesse trecho, foram solicitadas algumas alterações, estamos trabalhando para encaixar esse viário. Estamos em processo de revisão, para melhorar a questão do trânsito no local”, respondeu o secretário.

O vereador apontou problemas na Rua Elisário Eliseu de Oliveira, que está com afundamento. “Se não tomarmos cuidado o mais rápido possível, a via vai ficar intransitável. Peço que o senhor me acompanhe nesse local para ver essa situação”, pediu. O secretário se prontificou a visitar o local o quanto antes.

JARDIM PÚBLICO

Rita Leme perguntou sobre os projetos com parque inclusivo e brinquedos adaptados para o Jardim Público. “O projeto do Jardim Público está em fase final e a questão do parque inclusivo que foi discutida com a senhora está dentro do orçamento.

Aguardamos o posicionamento da Administração para ver a previsão de andamento desses projetos, que já estão prontos. Projeto e orçamento estão prontos, precisamos verificar agora o que será feito. Temos a questão da pandemia, controle de gastos, mas da nossa parte estamos prontos”, informou Monteiro.

OUTROS PROJETOS

Sidiney Guedes quis informações sobre as obras na Avenida Santa Isabel, na Vila Aparecida. “Temos projeto de ampliação da rede de captação das águas fluviais e também projeto de reservatório de contenção nas proximidades da antiga rodoviária”, disse o secretário. Sidiney recordou que os projetos seriam realizados com verba do Governo Federal que foi vetada.

O vereador também indagou o secretário pela média de obras realizadas pela pasta e suas atribuições. Monteiro afirmou que, ao longo destes três anos e meio da Administração, cerca de 400 obras passaram pela secretaria. “Temos duas funções básicas: a execução de projetos e orçamentos para as obras; depois, o acompanhamento dos projetos do início ao fim.

As obras sempre têm uma secretaria responsável, que acompanha os trabalhos, além de nós. Algumas obras contamos muito com a Secretaria de Serviços, pelo conhecimento e expertise que eles têm nessa área”, detalhou.

Natanael Ananias apresentou uma questão sobre a Perimetral e a Estrada Municipal Aurélio Frias Fernandes. “Estamos aguardando a finalização da licitação, homologação e assinatura de contrato. Temos tudo preparado, assim que for legalmente possível iniciamos a execução”, informou o secretário.

Conversas no Facebook