Cotidiano

Sangue de Primeira: Último dia da campanha para bater meta de 100 doadores

publicado em 27 de dezembro de 2019 - Por BJD
Frei Roberto Santos, diretor do HUSF, fez a sua doação de sangue (Foto – Divulgação HUSF)

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e o Clube Atlético Bragantino finalizam neste sábado, 28 de dezembro, projeto pioneiro com o objetivo chamar a atenção à doação voluntária de sangue: o ‘Sangue de Primeira’. A meta é chegar a 100 doações.

Até esta quinta-feira, 26 de dezembro, a campanha aderiu 75 doadores. Segundo a assessoria do HUSF, o Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), a campanha foi muito importante para elevar os estoques de sangue. “Felizmente, a campanha nos ajudou muito. O estoque, de 40% da capacidade ideal, cresceu para 80%”, afirmou a assessoria do hospital. “Não há nenhum tipo sanguíneo mais crítico. A única preocupação segue sendo com as plaquetas, que só duram cinco dias, por isso, a sua reposição precisa ser constante”, completou.

No início do mês, o Hemonúcleo estava com o estoque de bolsas de sangue muito abaixo do ideal. Com o final de ano chegando e em meio às festas e férias, há uma diminuição significativa nas doações. Para tentar reverter esse quadro, o hospital firmou parceria com o Bragantino para estimular a doação voluntária de sangue.

Quem fizer a doação até este sábado, 28 de dezembro, concorre a uma camiseta oficial (cor branca, modelo Nike, tamanho G) do Red Bull Bragantino autografada pelos campeões da Série B.

O Hemonúcleo Regional funciona de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 13h00 e está localizado nas dependências do Hospital Universitário São Francisco.

Referência na região de Bragança Paulista, o Hemonúcleo do HUSF fornece sangue e seus respectivos componentes às instituições de saúde públicas e privadas dos municípios vizinhos, sendo responsável, também, pelo suporte às terapias transfusionais em pacientes internados em seus leitos.

Para ser um doador de sangue, é necessário: ter entre 16 e 69 anos (menor de idade deve apresentar autorização, e sua primeira doação deve ser feita até os 60 anos); pesar mais de 50 kg; ter repousado por no mínimo seis horas no dia da doação de sangue; não estar em jejum, mas ter feito uma alimentação leve; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou sofrido aborto há menos de três meses; não estar com febre, gripe ou resfriado; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não ter antecedentes de Hepatite, Doença de Chagas ou Sífilis; não ter comportamento de risco para AIDS; não ser usuário de drogas; e é preciso aguardar um ano para a doação após realizar procedimento de tatuagem ou piercing.
Homens podem doar sangue a cada 60 dias (contabilizando, no máximo, quatro doações no período de um ano) e mulheres podem doar a cada 90 dias (contabilizando, no máximo, três doações no período de um ano).

Para mais informações, ligue: (11) 2490-1240.