Cotidiano

SAMUVET conta com mais uma ambulância para atendimento de emergência veterinária

publicado em 2 de abril de 2021 - Por BJD
O veículo permite atendimento a animais dentro das normas de segurança e higiene necessárias (Secom)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, destinou um novo veículo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET).

A ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV) é equipada com Desfibrilador Externo Automático (DEA), Monitor Cardíaco, Oxímetro, sistema de aspiração e oxigenação, que são primordiais na estabilização dos parâmetros vitais, além de contar com equipamentos de imobilização, transporte, entre outros.

O veículo estava fora de uso e passou por reforma e adaptações necessárias para atender exclusivamente aos animais do município.

O SAMUVET foi criado para atendimento exclusivo de animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas que vivem na rua e sem tutor. Os animais domiciliados são de responsabilidade legal de seus tutores.

A equipe do SAMUVET oferece também apoio aos resgates de animais silvestres, os quais, após estabilizados, são encaminhados à Associação Mata Ciliar.

A operacionalização do serviço está a cargo da Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, mediante termo de colaboração com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e do SAMUVET.

De forma voluntária, o Tenente PM Cláudio Zago Junior, do Corpo de Bombeiro, Médico Veterinário Especialista em Ortopedia, Neurocirurgia e Neurologia e Mestre em Urgência e Emergência é o instrutor responsável pela capacitação da equipe do SAMUVET.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET funciona 24h com o resgate de animais em situação crítica, e pode ser acionado no telefone (11) 94304-1312, que possibilita tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, ofertando mais possibilidades de contato para a população com o envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o serviço do SAMUVET continua ativo. A orientação é que a população contate o serviço nos casos realmente de emergência, para otimizar o resgate daqueles que mais precisam do atendimento.

Conversas no Facebook