Cotidiano

Repartições públicas, escolas e bancos alteram expediente durante jogos do Brasil

publicado em 16 de junho de 2018 - Por BJD

A Copa do Mundo de futebol começou nesta quinta-feira, 14 de junho, em Moscou, na Rússia, e vai até o dia 15 de julho, período em que o Brasil deve parar por alguns dias para acompanhar a seleção canarinho na busca pelo hexacampeonato.

Por isso, o brasileiro precisa ficar de olho nos horários das agências bancárias e das repartições públicas municipais em dias de jogo do Brasil. A seleção brasileira estreia no mundial no próximo domingo, dia 17, contra a Suíça.
Em nota, a Prefeitura informou que o prefeito Jesus Chedid irá publicar na próxima edição da Imprensa Oficial Eletrônica do Município, o Decreto nº 2.701, de 7 de junho de 2018, “que fica estabelecido, em caráter excepcional, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo FIFA 2018 o expediente nas Repartições Públicas Municipais do Poder Executivo da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem pela manhã, o expediente terá início a partir das 14h00; nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h00”.

Ainda segundo o decreto, ele “não se aplica aos serviços considerados essenciais, que funcionarão normalmente”. O decreto é válido também paras as escolas municipais.

A Câmara Municipal publicou na terça-feira, 12, um Ato da Presidência, também sobre o mesmo tema. “No dia 22 de junho, o expediente será das 13h00 às 18h00 e no dia 27, das 8h00 às 12h00”.

ESTADO

O governo do Estado de São Paulo também publicou decreto sobre alteração no expediente. Assim, nos dias de jogos pela manhã, as repartições públicas terão expediente após as 14h00 e nos dias de jogos pela tarde, o expediente encerrará ao meio-dia. Isso também se aplica às escolas estaduais.

BANCOS

De acordo com a Circular n.º 3.897, emitida pelo Banco Central do Brasil, em dias de jogos às 9h00, o atendimento ao público nas agências bancárias será das 13h00 às 17h00; Em dias de jogos às 11h00, o expediente será das 8h30 às 10h30 e das 14h00 às 16h00; e nos dias de jogos às 15h00, o atendimento será das 9h00 às 13h00.

A Febraban lembra que os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo no celular (mobile banking) e operações bancárias por telefone. “Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor.

Mesmo durante feriados, os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente”, diz o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.