Cotidiano

Redução do IPI já está valendo

publicado em 3 de maio de 2022 - Por BJD
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Medida beneficia calçados, tecidos, carros, aparelhos de som e de TV

No último dia 29 de abril foi publicado no Diário Oficial da União decreto que reduz, a partir de 1º de maio, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns produtos, em 35%.

Alguns dos produtos que serão beneficiados pelo corte são: aparelhos de televisão e de som, armas, artigos de metalurgia, brinquedos, calçados, carros, máquinas, móveis e tecidos. Os cigarros, considerados produto nocivo à saúde, continuam com IPI de 300%.

Zona Franca

Para manter a competitividade da Zona Franca de Manaus, que já fabrica produtos industrializados em regime especial de tributação, o governo manteve em 25% o corte de IPI para a maioria dos bens produzidos no local.

Entre os itens fabricados na Zona Franca que continuarão com corte de 25% do IPI, isto é, não serão abrangidos pelo novo decreto, estão aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de barbear, aparelhos de som para automóveis, aparelhos de TV, artigos de joalheria e outros metais preciosos, bicicletas, consoles e máquinas de videogame, fitas impressoras, fornos de micro-ondas, modems, motocicletas e partes, placas-mãe, preparações não alcoólicas para refrigerantes, receptores e decodificadores integrados, relógios de pulso, smartphones e telefones celulares.

A Receita Federal não detalhou quais produtos, que correspondem aos 24% restantes do faturamento do polo industrial de Manaus, terão as alíquotas de IPI diminuídas em 35%.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange