Cotidiano

“Recebo o segundo diploma mais importante da minha vida”, diz Dr. Antônio Ricardo ao receber título de Cidadão Bragantino

publicado em 8 de novembro de 2019 - Por BJD
Gerson Gomes/Bragança-Jornal

A última quinta-feira, 7 de novembro, foi uma noite de gala na Câmara Municipal de Bragança Paulista. O médico Antonio Ricardo de Carvalho recebeu, segundo ele, o segundo diploma mais importante da sua vida, ao se referir ao título de Cidadão Bragantino. Familiares, amigos e políticos acompanharam a sessão solene.

Logo no início, um vídeo foi apresentado ao homenageado, com fotos desde a infância até os dias de hoje. Antonio Ricardo se emocionou com o depoimento de sua mãe, Maria N. Nunes de Carvalho, que não estava presente, pois estava em viagem ao exterior. “Filho, você só me dá orgulho. Estou muito feliz pela homenagem que vão fazer a você, mas triste por não estar presente para poder te abraçar, te beijar e dizer que te amo”, disse D. Maria no vídeo, fazendo com que o filho fosse às lágrimas.

O título de Cidadão Bragantino é a mais alta honraria que o Poder Legislativo pode conceder a pessoas que, embora naturais de outras localidades, reconhecidamente prestam relevantes serviços à comunidade onde vivem e/ou atuam. A homenagem foi proposta pelo vereador Tião do Fórum e aprovada por unanimidade.

“O título é a honraria mais importante do Legislativo Bragantino, porque um dos requisitos é se destacar pelo trabalho à cidade. Dr. Antonio Ricardo é um profissional destacado em Bragança Paulista, um médico atuante e respeitado, que sabe ser médico de verdade, o melhor médico de Bragança Paulista e região. Um médico e ser humano maravilhoso. Ajuda as pessoas em todos os aspetos. Se chegamos tristes ao seu consultório, nos deixa alegres. Se todos buscarem a excelência como Dr. Antonio Ricardo, todos seriamos mais felizes”, disse o vereador Tião do Fórum.

O diretor do Fórum da Comarca de Bragança Paulista, Laércio José Mendes Ferreira Filho, o vice-prefeito Amauri Sodré e o prefeito Jesus Chedid também discursaram. O chefe do Executivo emocionou o homenageado. “É um dia de felicidade. Sinto nele um médico, companheiro, político e amigo.

Poucos sabem o que esse homem tem colaborado para a saúde de Bragança. Ele nos orienta muito. Além de ser um bom médico é um bom homem, que entende de administração pública. Ter o senhor como Cidadão Bragantino é uma honra. Eu tive a honra de receber essa satisfação. É uma graça de Deus”, disse o prefeito.

Logo em seguida, a presidente da Câmara, Beth Chedid, e o vereador Sebastião Garcia do Amaral, autor da homenagem, entregaram o diploma de Cidadão Bragantino ao médico Antônio Ricardo de Carvalho.
Na sequência, ele discursou. “Todos que estão aqui, nesta noite, fazem parte do meu coração. Hoje recebi meu segundo diploma mais importante, o primeiro quando me tornei médico.

Vim para Bragança há 25 anos, quando estava terminando a residência em nefrologia na Unicamp. Entrei na Santa Casa para assumir o serviço de hemodiálise. Ao voltar para Campinas, pensei: Por que não assumir o desafio de melhorar esse serviço e investir nessa cidade e passar meu conhecimento que tive numa universidade e num hospital maior? E foi isso que fiz”, contou inicialmente.

“Aprendi que um dos poucos lugares em que rico, pobre, branco ou negro são todos iguais, é na hemodiálise. Lá eu consegui entender o sofrimento das pessoas. Às vezes reclamamos de coisas que não têm sentido. Quando você vê um menino novo fazendo diálise, que é cego ou diabético ou não anda, você consegue entender como todos nós somos felizes”, completou.

“Trabalhei no Hospital Bom Jesus, fui professor da Universidade São Francisco, trabalhei na diálise da Universidade. Fui o 1º diretor técnico até então não bragantino da Santa Casa. Quero agradecer à Rebeca, que conheci em Bragança; esta cidade me trouxe o amor da minha vida.

Quero agradecer aos meus filhos, Filipe e Gustavo, dois filhos maravilhosos, que me honram muito e só tenho que agradecer a Deus; à minha mãe, que me emocionou muito, a meu pai, que está no céu e que me passou bastante dessa humildade que tenho; e a meu avô, que era mecânico e sempre foi um orgulho. Ele me ensinou que devo cumprimentar desde a faxineira ao diretor e é isso que venho fazendo desde que me tornei médico. Muito obrigado pela homenagem e é um orgulho ter me tornado Cidadão Bragantino”, finalizou.

Por fim, a presidente da Câmara, Beth Chedid, antes de encerrar a solenidade, disse ser uma honra para os vereadores conceder esse título ao médico Antonio Ricardo.

Nascido em São Paulo, Antonio Ricardo é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Trabalhou no Quartel do Exército em Sorocaba com a patente de Tenente Médico e, à noite, atendia no Posto de Saúde de uma comunidade em Carapicuíba. Nos finais de semana fazia atendimento aos detentos do Presídio de Carapicuíba.

Especializou-se em Clínica Geral e Nefrologia na Unicamp e, posteriormente, pós graduou-se em Saúde Mental, pela Universidade São Francisco. De lá para cá, construiu um consistente currículo e uma sólida carreira profissional como empreendedor na área da Saúde e, principalmente, como médico, com atuação em toda região, nas cidades de Atibaia, Itatiba, Tuiuti, Pinhalzinho, Bom Jesus dos Perdões, Pedra Bela e Bragança Paulista. Ao estabelecer-se na cidade, logo se destacou como um dos mais atuantes médicos, sempre respeitado pelos colegas pelo profissionalismo, seriedade e formação. Ganhou o carinho dos pacientes e assim tornou-se digno da homenagem.