Cotidiano

Próximos mutirões do Castramóvel acontecerão no Parque dos Estados e no Biriçá do Campinho

publicado em 13 de janeiro de 2020 - Por BJD
Crédito: SECOM

Na próxima semana, a Prefeitura realizará mais dois mutirões do Castramóvel. As inscrições para a castração de cães e gatos podem ser feitas na Secretaria do Meio Ambiente.

No dia 25 de janeiro, a unidade itinerante estará na Escola Municipal Rural Maria Eugênia de Souza Camargo, no Bairro Biriça do Campinho. Já no dia 26, na Escola Municipal Antônio José da Fonseca, no Parque dos Estados.
O serviço passará por diversos bairros ao longo do ano, por isso, proprietários interessados em realizarem a esterilização e microchipagem em seus cães e gatos já devem fazer o cadastro na sede da Secretaria de Meio Ambiente, apresentando documentos de identidade e comprovante de endereço do tutor ou responsável pelo animal.

A Secretaria do Meio Ambiente está localizada no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), Rua Madre Paulina, 301, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail da Divisão de Bem-estar Animal (dibem@braganca.sp.gov).

Em 2019 foram realizadas 2.800 castrações e microchipagens. Para 2020, o novo contrato prevê cerca de 5 mil castrações ao longo de um ano, o que corresponde ao dobro do número de castrações previstas no contrato anterior. Outra novidade é que o medicamento pós-operatório também será concedido junto à castração, além da microchipagem – o que não estava previsto no contrato anterior e havia sido concedido como cortesia nos últimos procedimentos, sem custos adicionais.

A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes, pois ao serem esterilizados, os animais ficam mais caseiros e saem menos.

Dessa maneira, a chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados é menor. Além disso, deixam de brigar e correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.
Essa medida também protege as pessoas contra zoonoses (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos).

Outros problemas de comportamento como a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização.