Cotidiano

Projetos complementam currículo da Rede Municipal de Ensino

publicado em 22 de fevereiro de 2022 - Por BJD
Foto: SECOM

Crianças têm incentivo à leitura, acesso a iPad para aprendizado de novas tecnologias, aulas de música e outras atividades

 A Educação de Bragança Paulista conta com dezenas de projetos complementares que permitem o acesso dos estudantes, desde pequenos, ao aprendizado de diversas habilidades e de conteúdos complementares.

Foto: SECOM

Atualmente, os projetos são:

ROBÓTICA NAS ESCOLAS – Com o tema “A Cidade da Gente”, inova o Ensino Fundamental com aulas de robótica, ensinando alunos dos 4º e 5º anos de 19 unidades de ensino a trabalhar com engrenagens, motores, eletrônica e programação. E além de aprender coisas concretas, os alunos tendem a desenvolver trabalho em equipe, raciocínio lógico, resolução de problemas e outros valores. O programa inclui ainda a formação de professores, coordenadores e oficineiros.

CONECTANDO APRENDIZAGENS – Todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam, e cada turma terá um tema desenvolvido com ajuda de novas tecnologias. Cada escola recebeu um kit com iPads para auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades e a aprenderem usando novas ferramentas digitais.

MUSICALIZANDO BRAGANÇA – Atende crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. São 25 polos, mas alunos de toda a rede podem participar. O objetivo é despertar a consciência coletiva através da música, com aulas de musicalização infantil, canto e coral, também a formação de bandinhas e corpo coreográfico.

 CAPOEIRA NA ESCOLA – Mais de 750 alunos de 19 unidades de ensino participam das atividades, com foco na coordenação motora, concentração, musicalidade, história da cultura brasileira, peças teatrais, trabalho em grupo, autoestima, descobrimento de seu próprio corpo, aumento de poder de concentração e confecção de instrumentos musicais utilizados na roda de capoeira.

PROERD – Realizado em parceria com a Polícia Militar, é voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco na prevenção às drogas e violência.

COMBATE AO BULLYING – Educadores, alunos, pais de alunos e comunidade em geral participam, com o objetivo de prevenir casos de violência sistemática, evitar o assédio moral/sexual e criar um ambiente mais saudável. O projeto inclui capacitação dos educadores, palestras para alunos, teatro nas escolas, oficinas, cantigas de rodas e entrega de jogos de interação aos estudantes.

 PALAVRA CANTADA – Será desenvolvido a partir de abril em todas as escolas de Educação Infantil, para alunos do Infantil IV e V. O projeto promove educação musical, oferecendo para cada criança um livro, CD e DVD. Os professores receberão, além da formação, também um exemplar para trabalhar com música no contexto da sala de aula.

BOMBEIRO NA ESCOLA – Voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, promove a conscientização com objetivo de diminuir acidentes, promover a prevenção de incêndios e acidentes no ambiente residencial e ainda ter a criança como ferramenta de informação aos adultos.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA BANCO+ – A proposta é difundir a Educação Financeira entre os alunos do Ensino Fundamental de uma forma envolvente e adaptada à faixa etária deles. Os alunos receberão kit contendo livro, caderneta de ações, paradidático e peças B+ (cédulas, moedas, carteira, adesivos de gostei/não gostei), certificado, crachá, placas  emojis, movimentação bancária, jogo da memória e pasta. Os professores também receberão kit com material.

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA – Promove o incentivo à leitura, com entrega de kits com quatro livros paradidáticos para alunos do Infantil, Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os livros são adequados para cada faixa etária. Projeto é uma continuidade do projeto “Leitura em Casa”.

BIBLIOTECA DO PROFESSOR – Todos os educadores da rede Municipal de Ensino receberão kits com dez livros paradidáticos, colaborando com o acervo de livros de qualidade para a formação continuada dos docentes.

SEBRAE – A parceria vai permitir o desenvolvimento de temas para cada ano do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e haverá ainda a realização da Feira Jovens Empreendedores. O início deve ser em março.

ESPAÇO ENERGISA – Será realizado a partir de março de 2022, com o objetivo de disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. Haverá capacitação para educadores, alunos e público em geral. O foco é capacitar 150 educadores e 300 multiplicadores. Todos os alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental participarão e farão ainda visita ao “Espaço Energia”, na Fazenda da Serrinha.

 ARTERIS – Deve começar em abril, para todos os alunos do Ensino Fundamental, em uma parceria com o Grupo Arteris – Fernão Dias. Os temas devem ser valorização da vida; formação de cidadão consciente no trânsito; mudanças de hábitos e atitudes de pedestres, ciclistas e passageiros; futuros motoristas conscientes; estimuladores de novos comportamentos para atuais motoristas.

PIQUENIQUE E BONS NEGÓCIOS – Desenvolvido em parceria com o Bank of America Merrill Lynch, Junior Achivement (JA) e Instituto Brasil Solidário (IBS), é focado nos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Haverá a formação de professores coordenadores e professores multiplicadores neste 1º semestre de 2022 e as escolas receberão os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios” para atividades que ensinem, de forma lúdica, o conceito de poupar e as habilidades de autocontrole e tomadas de decisões.

CURRÍCULO PAULISTA – Em convênio com o Governo do Estado de São Paulo,o programa possui duas vertentes, uma voltada à Educação Infantil (creche e pré-escola) e outra para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Há formação e orientação pedagógica para a implementação em sala de aula, com material tanto para professores como para alunos.

CURRÍCULO EM AÇÃO – PROJETO CONVIVÊNCIA – Traz conteúdo para desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais, como habilidade para aprender, empatia, lidando com as emoções e resolução de problemas. Voltado para todos os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

CURRÍCULO EM AÇÃO – EMAI – Promove a Educação Matemática, Tecnologia e Inovação. Em tecnologia e inovação, os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental terão aulas sobre as ferramentas tecnológicas, internet das coisas, bem como seus usos de forma ética e consciente.

CURRÍCULO EM AÇÃO – SOCIEDADE E NATUREZA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO –  O material, voltado para estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, traz uma abordagem reflexiva sobre as questões da natureza e da sociedade e os usos da tecnologia.

APRENDER SEMPRE – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – Desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, será distribuído material didático para todos os alunos do Ensino Fundamental, fortalecendo o ensino das disciplinas.

Foto: SECOM

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange