Cotidiano

Projeto de Saúde pioneiro na América Latina começa nesta terça em Bragança Paulista

publicado em 21 de setembro de 2020 - Por BJD
HUSF e SAMU realizam parceria em projeto inédito (DIVULGAÇÃO/HUSF)

A partir desta terça-feira, 22 de setembro, Bragança Paulista inicia um projeto-piloto pioneiro na saúde latino-americana: disponibilização de bolsas de sangue nas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192).

A ação é desenvolvida através de parceria com o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, que fornecerá bolsas de sangue O- (O negativo) para a transfusão de sangue em ambiente pré-hospitalar.

Tal dinâmica de socorro, segundo a literatura médica mundial, é praticada em apenas 15 países – nas Américas, é realizada somente nos Estados Unidos e Canadá. Bragança Paulista será a primeira cidade da América Latina a realizar o serviço. Esse projeto-piloto foi idealizado pelo coordenador médico do SAMU, Lucas Certain, após visita à Austrália em maio de 2019, onde conheceu de perto o serviço e os benefícios obtidos na otimização dos protocolos de atendimento.

“Logo que verifiquei como o processo era executado na Oceania, entrei em contato com o Dr. Bruno Benites, então coordenador do Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, para que pudéssemos contemplar a Região Bragantina com um serviço inédito e de suma importância no contexto de atendimento médico de urgência. Assim, trabalhamos de forma intensa nos últimos 16 meses para adaptação e implementação do projeto-piloto, respeitando as legislações municipais, estaduais e os pré-requisitos da Anvisa”, explica.

Bragança Paulista será a primeira cidade da América Latina a realizar transfusão de sangue em ambiente pré-hospitalar (SECOM)

A hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar, que estará disponível a partir desta terça-feira, 22 de setembro, contemplará situações de choque hemorrágico ou hemorragia severa, incluindo politraumas, hemorragia digestiva e sangramento puerperal, e será executada por uma viatura de suporte avançado, que será alocada em Bragança Paulista, mas com capacidade para atender ocorrências nos 11 municípios da Região.

O Hospital Universitário São Francisco tornará viável o atendimento fornecendo duas bolsas de sangue O negativo, popularmente conhecido como doador universal, ao SAMU a cada 72 horas, de acordo com a capacidade do estoque do Hemonúcleo Regional.

“O projeto-piloto representa um marco para nosso continente. Ao permitir que o paciente receba sangue no local da ocorrência, antes, portanto, de chegar ao Hospital, poderemos salvar ainda mais vidas. Todavia, neste cenário é fundamental salientar a importância das doações. Mais do que nunca, precisaremos de doações de sangue para manter o planejamento viável”, salienta o médico Paulo Vittor Peres, atual coordenador do Hemonúcleo Regional, antes de comentar as particularidades do atendimento.

“O processo contará com uma caixa capaz de manter o sangue em temperatura ideal (2ºC a 6ºC) por pelo menos 72 horas. Durante a operacionalização, as bolsas serão devolvidas pelo SAMU ao nosso Hemonúcleo às segundas, quartas e sextas, porém, não serão descartadas, pois os hemocomponentes seguirão dentro do prazo de validade. Desta forma, faremos apenas a reposição, mantendo os protocolos de refrigeração adequados”, detalha o coordenador do Hemonúcleo Regional.

Ao Bragança-Jornal, a secretária municipal de Saúde, Marina Fátima de Oliveira, disse que “esse serviço é importante em Ambiente Pré-Hospitalar (APH), pois possibilitada as equipes salvar mais vidas, uma vez que pode realizar o procedimento no ato do atendimento, não necessitando aguardar a entrada no hospital”.

AGENDAMENTO DE DOAÇÕES DE SANGUE

O Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus funciona de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 13 horas, e opera mediante a dinâmica de agendamentos – para evitar aglomerações e garantir aos doadores a melhor experiência possível à população.

Para agendar a sua doação ou esclarecer dúvidas sobre o processo de doação, basta entrar em contato com o Hemonúcleo Regional através do telefone (11) 2490-1240.

O Hemonúcleo fica na Avenida São Francisco de Assis, 260, dentro do complexo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.

Conversas no Facebook