Cotidiano

Programa Papo Sério de Jovens realiza diversas ações sociais durante a pandemia

publicado em 21 de agosto de 2020 - Por BJD
Neste ano o grupo não realizará seu encontro anual, mas vai entregar suas demandas aos candidatos a prefeitos e vereadores (Foto: Gerson - Bragança Jornal)

Desde 2013 o Programa Papo Sério de Jovens realiza diversas ações em Bragança Paulista, mas a principal delas, que é o encontro anual dos adolescentes e jovens com autoridades, neste ano, devido à pandemia,  não ocorrerá. Mesmo assim, nesse período o grupo realizou diversas ações sociais.

Nesta semana o Bragança-Jornal conversou com alguns representantes do grupo: a presidente da Comissão Organizadora, Anna Maria Cerqueira Acedo; a Coordenadora Geral do Papo Sério, Simone Bueno, e parte da comissão – Monise Pinheiro, Luene Silva, Bruna Maldonado e Maria Clara Vergílio.

Simone Bueno disse que o Papo Sério tinha grande vínculo com a Fundação Casa, que fechou no último dia 31 de julho, mas a não realização do encontro anual não tem ligação com o fechamento da instituição, e sim com a pandemia do coronavírus. “O projeto continua, é um programa da Comenor”, afirmou.

O Papo Sério é coordenado e executado pela Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista – Comenor, em parceria com o Projeto Jovens Brasileiros em Ação (JBA) da Polícia Militar, com a Diretoria Regional de Ensino, e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo os representantes, com o isolamento social o grupo ficou limitado a ações nas escolas, mas no início do ano chegou a apresentar peça teatral em duas escolas estaduais sobre o bullying, e no carnaval distribuiu garrafas de água com dizeres de conscientização sobre o uso de drogas.

Iniciada a quarentena, o grupo continuou a se reunir virtualmente para propor ações sociais, como arrecadação de leite em pó e alimentos para instituições, distribuição de marmitex para caminhoneiros na Rodovia Fernão Dias, etc.

Neste ano eleitoral, o grupo, assim como fez em 2016, entregará aos candidatos a prefeito e vereadores as propostas que o Programa Papo Sério tem para a sociedade. Além da prevenção, o grupo traça metas de políticas públicas para adolescentes e jovens. Segundo os envolvidos, a instituição do Conselho Municipal da Juventude foi uma reivindicação nascida nos encontros do Papo Sério.

Conversas no Facebook