Cotidiano

Prefeitura reforça conscientização para que população não dê esmolas

publicado em 3 de janeiro de 2021 - Por BJD
A SEMADS é a secretaria responsável por destinar de forma adequada as doações para as pessoas em situação de rua (Secom)

A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) reforça o pedido para que a população não dê esmolas em dinheiro para qualquer pessoa, pois nesta época muitos se aproveitam das boas intenções dos cidadãos.

Ao dar esmolas, a população acaba incentivando essas pessoas a permanecerem em tais condições.

A prefeitura, por meio da SEMADS, trabalha intensamente em prol da população em situação de rua e vulnerabilidade social, através dos serviços Centro POP, Abordagem Social e Albergue Municipal. O Centro POP é um espaço público que oferece atendimento psicossocial, encaminhamento a outras políticas públicas existentes no município, além de oferta de espaço para lavagem de roupas, higiene pessoal, roupas, kit de higiene e lanche.

A Abordagem Social conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) quando necessário. Por meio dela, as pessoas em situação de rua são abordadas, orientadas e encaminhadas aos serviços socioassistenciais. Por sua vez, no Albergue Municipal as pessoas passam por atendimento psicossocial, pernoitam, recebem alimentação adequada, banho e roupas limpas.

Em todos os serviços oferecidos o principal objetivo é o resgate da dignidade, fortalecimento de vínculos familiares e/ou social, para garantir os direitos dessas pessoas.

Os cidadãos sensibilizados em ajudar, podem realizar doações de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal à SEMADS, que destinará de forma adequada esses produtos para as pessoas em situação de rua. Os munícipes podem entrar em contato com a SEMADS pelo telefone (11) 4033-3065, com o Centro POP (11) 4032-6400 ou Albergue Municipal (11) 4035-2785.

Conversas no Facebook