Cotidiano

Prefeitura realiza ações com foco no turismo rural

publicado em 7 de fevereiro de 2020 - Por BJD
O projeto acontece com o intuito de desenvolver o agroturismo e gerar mais opções de lazer

As secretarias municipais de Cultura e Turismo, Agronegócios e Serviços, realizam ações para desenvolver e fomentar o turismo rural no município.

Dentre as ações propostas, iniciadas em 2017, estão a melhoria e manutenção das estradas de terra como as do Bairro do Agudo, Biriçá do Valado, Bairro dos Bacci e Araras dos Pereira, e implantação de placas turísticas, como a afixada no Bairro do Biriça.

Essas ações irão facilitar o acesso aos pontos turísticos, como o Roteiro Bairro dos Curitibanos, Nossa Senhora da Mãe dos Homens, Serra do Guaripocaba, Serra do Agudo e Serra das Águas e das Artes.

Os locais presentes nesse roteiro permitem o contato direto com a natureza, agricultura e as tradições locais, através da hospedagem em ambiente rural e familiar.

Proposto pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), o tema do Dia Mundial do Turismo 2020 – “Desenvolvimento Rural e Turismo” -, tem o objetivo de desenvolver o agroturismo e os atrativos naturais da cidade, gerando mais opções de lazer aos turistas e munícipes e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento da economia local e geração de empregos.

“São de extrema importância as inovações nesse setor. A Prefeitura trabalha em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e com empreendedores da área, para desenvolver e buscar recursos para esse campo, com o intuito de melhorar a experiência do visitante, já que os turistas visitam Bragança Paulista para experimentar a culinária local e desfrutar dos serviços e produtos que a cidade possui”, comenta a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.

O roteiro do turismo rural em Bragança Paulista está disponível no link (bit.ly/2v9CU3r), e cabe ressaltar que o guia será atualizado. Quem possui um comércio que se enquadra na categoria do turismo rural, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (11) 4035-6570 ou pessoalmente, à Av. Alpheu Grimelo, 981 – Taboão.