Cotidiano

Prefeitura e Sebrae iniciam ações do Plano de Governo para fomentar o emprego e a economia do Município

publicado em 18 de janeiro de 2021 - Por BJD
Dentre as ações definidas, foram iniciadas as tratativas para trazer EMPRETEC para Bragança Paulista (Secom)

Na última quarta-feira, 13 de janeiro, o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcos Tasca, e o chefe da Divisão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Thyago Higgins, se reuniram com o gerente regional do SEBRAE-SP, Marcelo Paranzini; o gestor de negócios, Tiago Antunes; e a analista de negócios, Alessandra Consoline Dalforno.

Durante esse encontro foram definidas as seguintes ações:

1 – Disponibilização do Empreenda Rápido – Curso de Formalização dos novos MEI´s. O curso, on-line, abrangerá temas como Marketing, Finanças, Empreendedorismo;

2 – Disponibilização do Empreenda Rápido para Fundo Social de Solidariedade – Curso para trazer o pensamento empreendedor para área social do município;

3- Inclusão do município no programa Comércio Brasil, para promover a aproximação entre empresários de Bragança Paulista com potenciais compradores;

4 – Ampliação do Programa Jovem Empreendedores para disseminar a cultura empreendedora nas escolas municipais;

5 – Início das tratativas para trazer EMPRETEC para Bragança Paulista. O programa é uma capacitação de 60 horas de imersão no mundo empreendedor, com conteúdo promovido em cerca de 40 países.

Ainda no primeiro semestre de 2021, serão analisados outros programas e planos para serem implantados em Bragança Paulista, conforme prevê o Plano de Governo. São ações de fomento e de empreendedorismo a micro e pequenas empresas, ações de apoio à formalização de atividades produtivas através do MEI – Microempreendedor Individual, principalmente na busca do microcrédito.

EVOLUÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO DO MUNICÍPIO

No início da pandemia, em março de 2020, foram fechados 1.061 postos de trabalhos, com prevalência nos setores de serviços e comércio. A SMGDEI, em parceria com o Governo do Estado, disponibilizou através do Banco do Povo e do DesenvolveSP, aproximadamente R$ 500 mil de crédito e manteve o atendimento do Posto de Atendimento ao Trabalho – PAT para agilizar e garantir o sustento das famílias através do seguro-desemprego.

Em meados de julho, após ações da SMGDEI e abertura gradual da economia, 1.634 pessoas foram contratadas. A recuperação se destaca nos setores de serviços, indústria e comércio. Em novembro de 2020, foram 2.445 admissões.

Conversas no Facebook