Cotidiano

Prefeitura de Atibaia decreta intervenção em empresa de ônibus; empresa nega abandono

publicado em 6 de abril de 2020 - Por BJD
Foto: SECOM Atibaia

Medida adotada pelo Executivo visa garantir e restabelecer as linhas de ônibus, além de assegurar direitos dos colaboradores da empresa

A Prefeitura de Atibaia decretou no domingo, 5 de abril, intervenção no transporte coletivo do município. A medida entrou em vigor às 16h00 de domingo. Atualmente, a empresa SOU Atibaia é a responsável pela operação dos ônibus municipais na cidade.

“A Prefeitura de Atibaia tomou conhecimento no início da manhã de domingo, 5 de abril, que a empresa de ônibus SOU Atibaia, na madrugada de sábado para domingo, estaria retirando da cidade parte da frota de veículos, almoxarifado, equipamentos e materiais de escritórios, da sua garagem localizada na Avenida São João. Representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana foram até a garagem da empresa para apurar os devidos danos ao município, para garantir o restabelecimento das atividades à população e a assegurar que os funcionários não sejam prejudicados. A Prefeitura tomará todas as medidas judiciais”, informou o Executivo.

Diante da situação, a Prefeitura decretou a intervenção na empresa SOU Atibaia, e que durante este período de quarentena, continuará operando o transporte na cidade de forma reduzida, com as linhas e horários já estipuladas nesse período de quarentena, sem prejuízo das atividades. A Prefeitura também cuidará das relações trabalhistas e não deixará que a empresa retire mais carros da cidade.

No dia 23 de março, a empresa de transporte público SOU Atibaia passou a operar com horários reduzidos nos itinerários. A redução da circulação da frota foi uma medida necessária a ser adotada para a contenção do Coronavírus.

A Prefeitura de Atibaia está tomando todas as medidas legais e judicias para assumir o controle operacional da empresa, executar a rescisão do contrato de concessão do serviço de transporte público e restabelecer a operação na cidade.

A empresa SOU Atibaia é do grupo Santa Cecília Turismo Ltda. (Sancetur). Em nota divulgada, empresa afirma que recebeu a notícia da intervenção “com perplexidade” e que ainda não havia sido notificada da situação. “O serviço nunca foi interrompido e a empresa não abandonou e nem pretende abandonar a cidade, passageiros e funcionários”, afirmou a empresa. A empresa afirmou que a notícia sobre a saída na cidade é falsa e que aproveitou o período para fazer a manutenção na frota. Confira na íntegra a nota da empresa: