Cotidiano

Prefeitura anuncia R$ 25 milhões em obras para 2020

publicado em 23 de dezembro de 2019 - Por BJD
Umas das obras é o lago da Hípica Jaguari, que após o desassoreamento, será transformado em parque

Na manhã da última sexta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Jesus Chedid anunciou um pacote de obras logo para o início do próximo do ano. Segundo o chefe do Poder Executivo, este é o primeiro pacote de obras para 2020 e nos próximos dias anunciará mais uma série de licitações para obras e serviços que irão beneficiar a população.

Os processos licitatórios já estão sendo publicados na Imprensa Oficial Eletrônica do Município. A Administração já entregou mais de 330 obras e mais de 300 estão em andamento, em fase de licitação e outras terminando os projetos para licitação. O ano de 2020 começará com licitações para mais de 10 obras.

As obras anunciadas são de recuperação de áreas de lazer, infraestrutura, pavimentação asfáltica, entre outros, e reforçam o compromisso da atual Administração em oferecer uma cidade em ordem e transformada para a população.

Confira a lista de obras:

LAGO DO JARDIM SÃO MIGUEL – A principal área de lazer do bairro receberá diversos equipamentos, novo paisagismo, pista de caminhada, pista de skate e a primeira pista pump track, destinada à prática de esportes de rodinhas, como bike, skate, patins, cadeira de rodas e patinete.

CILES DO MARCELO STEFANI – Por ser um bairro novo, o Conjunto Habitacional Marcelo Stefani é carente de áreas de lazer. Para suprir esta deficiência, a Administração irá construir o primeiro Ciles no local, equipado com quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre e outros.

LAGO DA HÍPICA JAGUARI – O Lago da Hípica Jaguari será recuperado e transformado em um parque no seu entorno, com pavimentação das ruas que dão acesso ao local. As obras de desassoreamento serão realizadas pela Sabesp a partir de janeiro.

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS DA HÍPICA JAGUARI – As ruas Nove, Miguel Salaroli, Joaquim Leocádio, Emílio Kuntgen e trecho da Olavo Toledo Leme receberão as obras de infraestrutura e pavimentação.

REFORMAS DO JARDIM PÚBLICO – O Jardim Público receberá um novo paisagismo, tornando o local mais atrativo e em consonância com as melhorias que estão sendo realizadas no Centro Cultural. Além de equipamentos tradicionais de parque, o local receberá uma área especial para cães “PetPlace”.

REFORMA DA PRAÇA DO ROSÁRIO – Há anos sem receber qualquer melhoria e localizada em ponto importante da cidade, a Praça Princesa Isabel, conhecida como Praça do Rosário também será reformada com a troca do piso, paisagismo e iluminação.

REFORMA DO VELÓRIO MUNICIPAL – Outro local que passará por reforma é o velório Municipal, que receberá troca do telhado e passará a contar com sistema de ar-condicionado, resolvendo o problema de abafamento existente no local nos dias de temperatura alta. Também será implantado um espaço ecumênico, entre outras melhorias.

PAÇO MUNICIPAL – O prédio onde atualmente funciona a Prefeitura Municipal foi construído no final da década de 1960, e hoje apresenta uma série de problemas estruturais em razão das interferências promovidas durante sua existência. Atualmente as instalações elétricas e hidráulicas estão comprometidas, inclusive no afastamento de esgoto. O telhado necessita de troca em grande parte, além de outras intervenções.

ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO MUNICIPAL – O Estádio Municipal Cícero de Souza Marques está recebendo iluminação no redor da pista de atletismo e cobertura em parte de sua arquibancada. Neste pacote de obras o Estádio está sendo contemplado com a iluminação do campo de futebol, que propiciará um uso maior do local para prática do esporte, inclusive para a disputa dos campeonatos no período noturno.

GALPÃO DO POSTO DE MONTA – Com o aumento da procura e o sucesso de eventos realizados no recinto do Posto de Monta, a Prefeitura está abrindo licitação para construção de um galpão de 2.288m², equipado com 14 com boxes, palco, banheiros e mezaninos.

BOTA FORA – VOÇOROCA – Nas imediações do Bairro Henedina Cortez, uma área que sofreu processo de erosão (voçoroca) será adaptada para o recebimento de sedimentos oriundos das obras que estão sendo realizadas no município e será o bota-fora oficial da Prefeitura. Para o funcionamento do dispositivo será construída no local toda a infraestrutura de drenagem para a contenção do solo e dos sedimentos.

ACESSO À CRECHE DO JARDIM SÃO MIGUEL – Com a proximidade do final das obras da nova Creche do Jardim São Miguel que entrará em funcionamento em 2020, e diante da precariedade do sistema viário no local, surgiu a necessidade da implantação da infraestrutura para acesso à creche, o que também está em processo licitatório.

CONSTRUÇÃO DA CRECHE DO JARDIM CEDRO E HENEDINA CORTEZ – A Prefeitura formalizou convênio com o Governo do Estado de São Paulo garantindo a retomada da refeição para todos os alunos da rede estadual, assim como acontece na merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal. Com a assinatura do convênio, a Administração também conquistou, como contrapartida, mais duas unidades de creche-escola para o município, a fim de aumentar a oferta de vagas no ensino infantil e atender a demanda da cidade.

Por meio de tratativas junto ao Governo Estadual e FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, as creches escolas serão implantadas na Zona Norte da cidade, uma no Conjunto Habitacional Henedina Cortez, e outra no Jardim do Cedro. Construídas por meio do ‘Programa Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil’, as unidades atenderão 150 crianças, cada, na faixa etária de 0 a 4 anos.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO – O prefeito liberou a Ata de Registro de Preços para a execução de serviços de implantação de sinalização horizontal, vertical, placas e outros equipamentos para melhorias na informação ao motorista.

EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA DE CÓRREGOS – Também foi liberada a Ata de máquinas e equipamentos que serão utilizados na continuidade da limpeza de córregos.