Cotidiano

Pesquisador de Atibaia terá artigo publicado em uma das mais prestigiadas revistas médicas do mundo

publicado em 9 de setembro de 2020 - Por BJD
Marcela Alvim

O antropólogo Paulo Malvasi (foto), doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), professor e pesquisador do Centro Universitário UniFaat e do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, terá seu artigo científico publicado na revista científica The Lancet, no Reino Unido, uma das mais prestigiadas revistas médicas do mundo.

O artigo “Integração da saúde mental juvenil em programas de transferência de renda em resposta à crise do Covid-19 em países de baixa e média renda” analisa políticas de saúde mental e transferência de renda pelo mundo e também discute, com dados epidemiológicos, quais os possíveis impactos para jovens que vivem na pobreza.
O artigo é fruto do Projeto Chances 6.

Trata-se de uma pesquisa realizada em seis países do mundo, sendo eles, México, Colômbia, Brasil, África do Sul, Malawi e Libéria, e que tem como objetivo conhecer as correlações entre pobreza e saúde mental, particularmente do ponto de vista dos efeitos das políticas de transferência de renda e saúde mental dos jovens, cujas as famílias recebem algum tipo de benefício. Paulo Malvasi coordena a pesquisa qualitativa no Brasil e é consultor da pesquisa qualitativa para os demais cinco países.

De acordo com o professor, no Brasil este benefício é o programa Bolsa Família. “O Bolsa Família é considerado referência no mundo em termos de política de transferência de renda. É preciso conhecer o impacto que este benefício teve na vida destas famílias, principalmente, se de algum modo contribuiu para que esses jovens, hoje, tenham mais perspectivas de vida, mais expectativas”.

A pesquisa no Brasil está sendo realizada na cidade de São Paulo, em duas regiões (Sapopemba e Vila Maria), uma com o IDH baixo e outra com IDH médio, mas com grande desigualdade social.

O pesquisador foi convidado para participar do Chances 6 em 2018, pela sua larga experiência de pesquisa de campo com juventude. O projeto envolve diversas áreas do conhecimento como Saúde, Área Social e Educação, em conjunto com psicólogos, epidemiólogos, antropólogos, sociólogos e economistas.

Paulo Malvasi é docente na UniFaat desde 2004 e participou da primeira experiência na área de pesquisa da instituição, focado no estudo das mobilizações dos movimentos das sociedades para a organização no sentido de gerar benefícios coletivos.

Conversas no Facebook