Cotidiano

#PerspectivasUrbanas: Exposição Fotográfica em outdoor segue até dia 28

publicado em 16 de março de 2021 - Por BJD
O intuito do projeto é questionar a falta de atenção aos detalhes da cidade (Shel Almeida)

Teve início nesta semana e segue até o dia 28 de março, a exposição fotográfica #PerspectivasUrbanas, da jornalista Shel Almeida. O suporte para a exposição são seis outdoors, quatro deles localizados na Av. Norte Sul e outros dois na Av. Salvador Markowicz.

O projeto é um desdobramento de outro trabalho da fotógrafa – Caminhando pela Cidade – que é desenvolvido desde 2011 e também resultou em uma exposição, na USF (Universidade São Francisco), em 2018.

Além das fotos que podem ser vistas pelo público sem precisar sair do carro, a exposição também conta com um site (www.shelalmeida.com. br), em que são disponibilizadas mais imagens.

Além da fotógrafa e jornalista Shel Almeida, autora das imagens, o projeto conta com curadoria da também fotógrafa Vanessa Zenorini, edição de imagens de André Almeida e design e produção do site por Laura Chaile. A ideia de criar uma exposição em outdoors foi de Daniela Verde.

A escolha de apresentar o trabalho em outdoor é uma provocação ao fato de que, em geral, as pessoas notam a cidade apenas pela janela do carro. O intuito do projeto é questionar a falta de atenção aos detalhes da cidade em que se habita e, ao mesmo tempo, trazer às pessoas a sensação de pertencimento por meio de memórias urbanas em forma de registro fotográfico documental.

Para a curadora Vanessa Zenorini, “Perspectivas Urbanas é um manifesto através da fotografia, uma provocação a memórias que um dia deixarão de existir. É sobre olhares, formas e possibilidades”.

Entre as imagens apresentadas, estão as da demolição recente do prédio da antiga fábrica Santa Basilissa. Shel Almeida disse que incluiu as imagens da demolição na exposição foi para aproveitar o momento e discutir os patrimônios históricos.

“A primeira coisa que me veio à mente quando soube da demolição foi de que precisava ir até lá fotografar. Incluir as fotos neste trabalho foi algo que decidi em um segundo momento, junto com a Vanessa”.

Também com a intenção de aproveitar o momento e levantar o debate a respeito de patrimônio histórico, Shel irá participar de uma live com o especialista em Gestão e Políticas Culturais Ivan Montanari, com a historiadora Lilian Godoy e com o arquiteto Eduardo Kosovicz, no dia 22 de março, às 19h30, pelo facebook do Edith Cultura, no link:
(https://www.facebook. com/edith.cultura).

O projeto #PerspectivasUrbanas é um dos contemplados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

Conversas no Facebook